317 mil cães e gatos devem ser vacinados em Sergipe contra a raiva

06/10/2020


Tem início nesta quarta-feira, 7 de outubro, a campanha de vacinação antirrábica 2020, que está sendo organizada pela secretaria de Estado da Saúde e visa imunizar cerca de 317 mil cães e gatos nos 75 municípios sergipanos. A campanha será realizada até o dia 7 de novembro. Por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, os gestores municipais da área estão sendo mobilizados e orientados a usar como estratégia a vacinação domiciliar ou em postos fixos, desde que cumpram os protocolos sanitários de saúde em virtude da pandemia pelo novo coronavírus, inclusive com a distribuição de senhas para evitar aglomerações.

A meta da cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir, no mínimo, 80% da população estimada, como informou a médica veterinária Ana Paula Barros, responsável pelo Programa Estadual de Raiva, Leptospirose e Animais Peçonhentos. Ela afirma que o estado de Sergipe possui situação epidemiológica satisfatória para a raiva, pois, em 2019, mesmo o Ministério não tendo realizado a campanha de vacinação antirrábica no País, o Estado a fez e conseguiu imunizar os animais que estavam em áreas de risco de ocorrência da doença.

“A campanha vem reforçar os esforços que têm sido empreendidos para manter o controle da raiva no Estado. A vacina utilizada é segura e os tutores devem levar os animais para serem vacinados sem medo”, enfatizou a veterinária, informando que podem receber a imunização animais com idade a partir de três meses e que estejam saudáveis. “Lembramos que a execução da campanha cabe aos municípios, que têm autonomia para definir de que modo realizarão a ação. À Secretaria de Estado da Saúde cabe mobilizar e orientar os gestores sobre os trabalhos de imunização, bem como, realizar a distribuição das vacinas e insumos”, comentou Ana Paula Barros.

A RAIVA

Doença fatal em quase 100% dos casos, ela é uma zoonose que pode ser transmitida ao homem/mulher e, por isso, a necessidade de cuidados ainda maiores para prevenir a doença em cães e gatos, por estarem em contato direto com os seres humanos, porém, ela acomete outros animais, como raposas e morcegos. A raiva é uma infecção viral aguda que ataca o Sistema Nervoso Central (SNC) do acometido, provocando inflamação no cérebro.

 

Fonte: SES e Internet



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário