Acaba a intervenção e UFS tem novo reitor
18/03/2021
Por Andréa Moura
O tempo de intervenção na Universidade Federal de Sergipe (UFS) acabou! O novo reitor da instituição é o professor doutor Valter Joviniano de Santana Filho, conforme portaria assinada pelo presidente da República em 17 de março e publicada no Diário Oficial da União na manhã desta quinta-feira, 18 de março. Dr. Valter Santana, que já atuou como vice-Reitor da UFS na gestão do professor Angelo Antoniolli, conduzirá os destinos da universidade pelos próximos quatro anos.
Dr. Valter Joviniano foi o primeiro colocado na lista tríplice enviada ao Ministério da Educação em setembro de 2020, mas, por ações judiciais impetradas pelas entidades sindicais que atuam na UFS e que questionavam o processo eleitoral para Reitor e Vice-reitor, o MEC atrasou a finalização do processo.
Recentemente, a Coordenação-Geral para Assuntos contenciosos da Advocacia -Geral da União (AGU), coordenada pela Advogada da União Emanoele Vanessa Cortes Ribeiro, emitiu parecer afirmando não ter havido qualquer tipo de ilegalidade/irregularidade no processo de composição da lista tríplice para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFS. A principal IES do Estado ficou sob intervenção do governo Federal de 23 de novembro de 2020 até hoje, com a publicação da nomeação do Dr. Valter Jovinano. A interventora durante os últimos quatro meses foi a professora do Departamento de Serviço Social da universidade, Liliádia da Silva Oliveira Barreto.
SOBRE O NOVO REITOR
Dr. Valter Joviniano de Santana Filho é professor da Universidade Federal de Sergipe desde 2009, tendo assumido a Vice-reitoria em dezembro de 2019. Graduado em Fisioterapia, é mestre e doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em virtude da vida acadêmica/científica publicou artigos em revistas científicas indexadas de amplitude internacional, e integrou o laboratório do Professor Mark W. Chapleau na The University of Iowa, nos Estados Unidos, onde adquiriu novas técnicas científicas que são utilizadas nos projetos desenvolvidos nas linhas de pesquisa “Regulação cardiocirculatória – modelos de hipertensão” e “Mechanisms of baroreceptor activation and factors determining sympathetic nerve activity in normal and pathologic states including hypertension, atherosclerosis and aging”.
Dr. Valter Santana é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS e participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, do qual também é membro efetivo. De 2010 a 2013 atuou na equipe diretiva do Campus de Lagarto, tendo sido Diretor Acadêmico Pedagógico e responsável por coordenar a implantação do currículo acadêmico de todos os cursos do Campus. Em 2013 foi nomeado Diretor Administrativo da unidade e, no final daquele mesmo ano, assumiu a assessoria do gabinete do Reitor da UFS, onde permaneceu até 2015, quando voltou à Lagarto, desta vez, como Superintendente do Hospital Universitário daquele local.
Durante a gestão de Dr. Valter Santana o HUL se transformou em unidade referência no interior sergipano no atendimento à população em diversas especialidades. Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus atuou como coordenador do Comitê de Prevenção e Redução de Riscos frente à infecção pelo vírus, grupo de trabalho montado pela UFS, e integrou o Comitê Técnico-Científico criado pelo governo de Sergipe para subsidiar as decisões da gestão estadual no combate à pandemia no Estado.
Foto: Ascom da UFS.