As redes sociais têm modificado o comportamento humano?

24/11/2019


No complexo das redes sociais, mundo afora, o Instagram, o Facebook, o whatsapp e o Youtube acabam sendo as principais plataformas utilizadas pelos usuários, não necessariamente na ordem citada. No Brasil, elas também são bastante usadas, seja para atividades pessoais ou de negócios.  

Conectando pessoas das mais variadas idades, lugares e classes sociais, derrubando, literalmente as fronteiras geográficas para a comunicação, cotidianamente vemos, sentimos ou sabemos de algum tipo de influência desses ambientes virtuais nas vidas reais.

Recentemente, Marc Benioff, CEO da Salesforce, empresa norte-americana de software on demand, que tem produtos com foco em atendimento ao cliente, marketing e inteligência artificial, dentre outros, fez duras críticas ao Facebook, chegando a dizer que o melhor, seria, que as pessoas deixarem a plataforma. “É viciante, não é bom para você, eles estão atrás de seus filhos e divulgando propagandas políticas que não são verdadeiras”, escreveu o executivo na conta do Twitter, de acordo com matéria publicada na Revista Exame.

Em 2018, matéria publicada no site da Forbes falou sobre o estudo da empresa norte-americana Pew Research, que tinha como foco os problemas das redes sociais na vida dos jovens. O estudo mostrou que 24% dos adolescentes norte-americanos com idade entre 13 e 17 anos afirmaram achar que as redes sociais têm efeito majoritariamente negativo na geração deles, enquanto 31% consideraram o efeito como positivo.

Baseado na pesquisa da Pew Research, o portal on-line alemão de estatísticas, Statista, um dos mais bem-sucedidos do mundo, segundo o Wikipédia, procurou saber sobre as razões para o ceticismo dos adolescentes com relação às redes sociais e, dentre os vários apontados, estavam o bullying e os boatos, coisa que, de acordo com os jovens norte-americanos, se disseminam rapidamente e acabam sendo bem incômodos.

Por esses e outros motivos o uso das redes sociais e como elas podem estar influenciando o comportamento humano, foi o tema do primeiro Podcast do Pra Você Saber. O entrevistado foi o psicólogo Jorge Oliveira, que estudou esta influência para a confecção de um TCC e respondeu perguntas como: até que ponto tudo o que é visto nas redes sociais é verdade? Por que a necessidade de sempre estar feliz neste ambiente? A vida virtual de alguém causa, realmente, influência sobre a dos seguidores? Clique no link a seguir e saiba como foi o bate-papo “sob o olhar” da psicologia: Podcast Pra Você Saber - Episódio 01



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário