Associação Brasileira de Psicopedagogia realiza XVII Congresso em julho
13/05/2022
A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) abriu as inscrições para o XII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e o VI Simpósio Internacional de Psicopedagogos, que acontecem no período de 7 a 9 de julho de 2022. Com o tema “Psicopedagogia: Aprendizagem e Humanização”, os eventos acontecem em formato digital e pretendem promover debates entre profissionais de diversas áreas, como Educação e Saúde, para incentivar o diálogo interdisciplinar na construção do conhecimento teórico e prático da psicopedagogia.
“O objetivo é difundir o conhecimento e promover a interação entre os participantes, com o intuito de manter os profissionais que atuam na área de psicopedagogia atualizados sobre os temas científicos e a atividade profissional no Brasil”, afirma Marisa Irene Siqueira Castanho, presidente da ABPp.
De acordo com Marisa, o congresso reforça o papel da ABPp, de contribuir para a melhoria da educação e saúde mental de crianças e adolescentes em todo o Brasil, por meio da formação técnico-científica de novos psicopedagogos e da atualização dos profissionais que já atuam no setor.
“Para que isso possa acontecer é necessário difundir conhecimento, e o congresso chega para dar ainda mais visibilidade à atuação dos psicopedagogos. A escolha pelo formato online é, também, uma forma de democratizar ainda mais o acesso às novidades da área”, destaca a presidente.
Durante os três dias do evento serão realizadas diversas atividades interativas entre os palestrantes, mediadores e congressistas. As conferências de abertura e de encerramento, bem como as palestras, reúnem nomes expressivos do cenário nacional e internacional, e se alinham aos temas do congresso, desdobrados em sete eixos temáticos: Novos desafios no processo de aprendizagem; Globalização e universo tecnológico; Ética, coexistência e sustentabilidade; Saúde integral e educação humanizadora; Formação em Psicopedagogia; Práticas em Psicopedagogia; Políticas educacionais e Psicopedagogia.
Batizadas como Mesas temáticas e Círculos de debates, durante a atividade, especialistas e mediadores discutirão temas relevantes e articulados ao tema central. O Curta na Psicopedagogia, cine debate com apresentação de curtas metragens e foco em diferentes contextos da aprendizagem, tem como objetivo promover a reflexão e o questionamento.
O congresso oferecerá, ainda, a oportunidade de interação dos participantes com os autores de obras relacionadas à psicopedagogia. O diálogo com autores e suas obras incentivará boas práticas de leitura e a busca de conhecimento na psicopedagogia e áreas afins.
Durante o congresso, os participantes poderão apresentar os trabalhos previamente aprovados e agrupados de acordo com os eixos temáticos na oficina de Comunicação Oral. Em sessões de 15 minutos, pesquisadores, professores, supervisores, estudantes de psicopedagogia, educação e saúde, e áreas afins, poderão destacar os pontos principais de seus projetos, que ficarão expostos na divisão intitulada Poster e que poderão ser acessados mesmo após o evento.
Haverá, ainda, práticas psicopedagógicas orientadas por especialistas e pesquisadores, que englobam um conjunto de matérias e assuntos específicos referentes a recursos de avaliação e de intervenção nas dificuldades de aprendizagem. A atividade tem como objetivo divulgar a sistematização de procedimentos para a atuação de psicopedagogos.
Fonte: Assessoria de Imprensa