Corpo do fundador da rede GBarbosa é cremado em SP
10/02/2021
O corpo do empresário sergipano Noel Barbosa, 79 anos, que faleceu na noite da última terça-feira, 9 de fevereiro, vítima da Covid-19, foi cremado nesta quarta-feira na cidade de São Paulo, onde ele estava para tentar se curar da doença. Inicialmente ele teria sido internado em um hospital da capital sergipana e, sem seguida, transferido para SP.
Noel Barbosa foi uma das mentes mais brilhantes de Sergipe quando o assunto era empreendedorismo. Foi um dos fundadores da Rede GBarbosa e, atualmente, atuava nos setores de combustíveis, hotelaria, agropecuária e shopping center – sendo sócio do Jardins e do Riomar, ambos na capital sergipana. A morte do empresário sergipano repercutiu em diversos sites de notícias do Nordeste.
Autoridades, empresários e associações lançaram notas de pesar. Um dos que lamentou a perda foi o sócio e amigo, João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.
“Noel Barbosa foi um grande amigo e parceiro de negócios. Empresário discreto, atuante e atento às oportunidades do mercado, era um dos grandes nomes de Sergipe e do Nordeste. Nossos caminhos se cruzaram há muitos anos, quando eu atuava no varejo de supermercado e ele também. Depois, nos tornamos sócios em empreendimentos no setor de Shopping center, tanto em Aracaju como em outras cidades da região Nordeste. Mas, meu maior pesar é pela perda de um amigo como poucos. Da pessoa sincera, cordial e de excelente caráter. Infelizmente, nesse último ano, fomos forçados a nos manter distantes. Guardarei as melhores lembranças dele. Fará falta”, declarou.
Também por meio de nota, as equipes dos shoppings Jardins e RioMar lamentaram o falecimento do empresário e sócio Noel Barbosa que, como afirmaram, sempre atuante trabalhou em prol de empreendimentos modernos e que servissem bem à sociedade sergipana. “Neste momento de dor, externamos os nossos mais profundos sentimentos a toda a família do Sr. Noel, esposa e filhos, além de integrantes do Grupo NB, que agora perdem um grande líder”, cita a nota.
A Vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, por meio de uma rede social prestou a seguinte homenagem: “quero externar meu profundo sentimento de solidariedade a todos os familiares e amigos do empresário Noel Barbosa, um dos maiores empreendedores de Sergipe, um dos fundadores do grupo GBarbosa e que hoje tinha participação em diversos empreendimentos”.
Já o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, disse que Noel Barbosa foi um dos grandes empreendedores sergipanos, com expressiva contribuição no desenvolvimento de Aracaju. O senador Alessandro Vieira escreveu, também em uma rede social, que Sergipe perdeu um dos grandes empresários e desejou o consolo divino para a família, amigos e colaboradores das empresas de Noel Barbosa.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital sergipana, Brenno Barreto, escreveu: “A CDL Aracaju e toda a sua diretoria rogam ao Senhor Jesus, Grande Arquiteto do Universo, que traga o devido conforto para toda família nesse momento de dor e saudade pela passagem do inestimável Noel Barbosa”. O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, afirmou que o Estado perdeu um dos maiores empreendedores da história, que deixa um legado de quase 60 anos de obras e realizações que levaram o nome de Sergipe, com orgulho, para todo o País.
“Foi com imenso pesar e consternação que recebi a notícia da morte de Noel Barbosa, de 79 anos. Noel foi um dos fundadores do grupo GBarbosa, ao lado do irmão, Gentil Barbosa, e já estava internado num hospital em São Paulo. O empresário, atualmente, além de representante do grupo Petrox, tinha participação em shoppings de Aracaju, hotel e vários outros empreendimentos de destaque pelo Brasil. Deixo o meu abraço para toda a família, amigos e pessoas próximas de Noel, um nome que ficará para sempre na memória do nosso estado. Que Deus conforte o coração de todos!".
O Grupo Cencosud, que administra a marca GBarbosa desde o ano de 2007, emitiu nota dizendo que “o time da Cencosud Brasil lamenta o falecimento do empreendedor Noel Barbosa, uma pessoa visionária, pioneira, que junto com o irmão Gentil (in memorian) fundou uma das marcas mais expressivas do varejo nordestino. O GBarbosa, marca que de forma honrada leva o nome dos irmãos desbravadores, é um legado da cultura empreendedora de Sergipe. Hoje, os 23 mil colaboradores que formam o GBarbosa e de toda a Cencosud Brasil vêm prestar homenagem e se somar à família Barbosa neste momento de dor", diz a nota.
O INÍCIO DE TUDO
O ano era 1955 e, à época, Noel Barbosa tinha 12 anos de idade. Junto com o irmão, Gentil Barbosa, montou uma mercearia de secos e molhados no centro comercial da capital sergipana. Aquele fora o início de um trabalho que conseguiria uma clientela cativa e uma trajetória de sucesso, culminando na criação do G.Barbosa e Cia Ltda, empresa que ocuparia o posto de uma das principais redes supermercadistas do Brasil. Em 1961 e já com projeção, os irmãos fundaram a primeira filial, no município sergipano de Tobias Barreto. 1975 passaram a investir no campo, em questões agropecuárias.
Em 1961, a primeira filial foi criada no município sergipano de Tobias Barreto. Atentos à tendência do mercado, Gentil e Noel inauguraram em Aracaju, em 1963, o primeiro supermercado do grupo, focado nas classes de menor poder aquisitivo e que desenvolveu, desde o início, a cultura da simplicidade operacional, com o lema de oferecer preços baixos, atendimento de qualidade e variedade de produtos. No início da década de 80 a marca chegou ao interior da Bahia, mais precisamente, à cidade de Esplanada, onde foi inaugurada a primeira filial baiana.
No ano de 2000 ela se instalou em Salvador, mesmo ano em que foram iniciadas as atividades das farmácias GBarbosa. Sempre inovando, em 2005 houve ampliação e modernização da marca com a inauguração, no município sergipano de Itaporanga D’Ajuda, da primeira loja no formato Eletro Show. No ano seguinte a rede supermercadista se estabeleceu em Maceió, onde, atualmente, opera com sete unidades. Também passou a atuar em Fortaleza, no Ceará, e entre os anos de 2008 e 2010 o GBarbosa consolidou-se como a quarta maior rede varejista do país.