De janeiro a março desse ano, 11.367 pessoas tiraram o título em SE
03/05/2022
Por Andréa Moura
Encerra nesta quarta-feira, 4 de maio, o prazo para solicitar a primeira via do título de eleitor, realizar a transferência do domicílio eleitoral e alterar dados pessoais no cadastro da Justiça Eleitoral, a exemplo da inclusão do nome social. O prazo, que é determinado por Lei, não será prorrogado.
Os serviços podem ser feitos pela internet até às 23h59 desta quarta, no site do Tribunal Superior Eleitoral, o www.tse.jus.br , clicando no banner autoatendimento do eleitor. E quem precisa realizar algum desses serviços deve estar atento! Caso não consiga concluir o atendimento pela internet devido à instabilidade no site, que a grande quantidade de acessos nos últimos dias tem causado, deve “correr” até o cartório eleitoral mais próximo da residência.
Em Sergipe, a lista de cartórios que estão prestando atendimento à população pode ser acessada no site www.tre-se.jus.br ou ligando para o número 3209 8600.
A forte campanha que o TSE e diversas personalidades brasileiras, e até mesmo estrangeiras, a exemplo do ator Leonardo Di Caprio, fizeram em diversos meios de comunicação e redes sociais para que brasileiros com idade entre 16 e 18 anos fossem tirar o primeiro título, parece ter surtido algum efeito.
Em Sergipe, de janeiro a março deste ano, segundo dados do TSE, o número de jovens com idade de 16 e 17 anos com título eleitoral subiu de 10.763 para 14.553. Adolescentes com 15 anos de idade e que completarão 16 até o dia 2 de outubro também estão aptos ao primeiro título.
Mas não somente os jovens se interessaram em votar no pleito deste ano, pois nesse mesmo período também cresceu a quantidade de pessoas com idade acima de 79 anos portando o documento: 418 a mais, totalizando 31.986 idosos com idade superior a 79 anos aptos a votar.
Até o mês de março, de acordo com dados obtidos no site do TSE, Sergipe possui 1.632.007 pessoas habilitadas para escolher o novo presidente da República, governo estadual, deputados federais e estaduais, 11.367 a mais que em janeiro de 2022.
Foto: Site do TSE