Eleições: estudantes criam termo que deve ser assinado por candidatos
18/08/2022
O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, escola de Ensino Médio Integral (EMI) da rede pública estadual de ensino, desenvolveu o projeto “Atheneu Políticas Públicas (POP)”. A iniciativa, única e inovadora no país, surgiu em meio à dificuldade dos estudantes de entender a política nacional, o funcionamento do Estado e o papel democrático que possuem como cidadãos.
O projeto conquistou notoriedade, incentivando candidatos ao Governo do Estado de Sergipe, e cargos do Legislativo Estadual e Federal, a assinarem o Termo de Compromisso Educação como Política de Estado, cujas ideias de políticas públicas foram propostas pelos estudantes.
O POP é fruto de uma série de aulas estruturadas (disciplina eletiva) sobre a Constituição Federal, o ciclo de políticas públicas e a importância do voto, entre outros assuntos da área. Desde a concepção, o projeto conta com a mentoria da Escola Nacional de Admiração Pública (ENAP), parceria que também resultou na doação de livros para a biblioteca da escola.
O objetivo da ação foi aproximar os jovens da vivência política do Brasil e colocá-la em lugar de diálogo, fortalecendo o aprendizado e o protagonismo juvenil.
Para o professor e idealizador do projeto, Yuri Norberto Pereira Silva, na prática do EMI e dentro das propostas pedagógicas multidisciplinares, o POP busca ensinar competências essenciais para a convivência em sociedade, apresentando aos estudantes o sistema administrativo brasileiro de forma prática e descomplicada.
“O objetivo é aproveitar o espaço coletivo da escola para simular os processos democráticos e estimular o protagonismo entre os alunos, mostrando a importância da participação ativa das decisões em sociedade", explica.
Ele reforça que incorporar os diferentes saberes locais ao entendimento do que são políticas públicas é uma forma não apenas de garantir a assimilação pelos estudantes, mas também, de estimular a cidadania com base na garantia da equidade e respeito às diferenças.
Foi com esse intuito que nasceu a cartilha do POP, que segue para ser assinada por candidatos ao Governo de Sergipe, ao Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Sergipe, que se comprometem em receber e analisar as propostas feita pelos estudantes sobre a Educação no estado e os direitos constitucionais.
Fonte: Assessoria de Imprensa