Enfermagem: 108 mortes por COVID-19 no dia dedicado à categoria

12/05/2020


O 12 de maio de 2020 será para sempre lembrado pelos profissionais da Enfermagem no Brasil, pois, a data que deveria ser de comemoração pelo Dia Internacional do Enfermeiro está sendo marcada pelas 108 mortes de profissionais da área em virtude da COVID-19. Este foi o número registrado pelo Conselho Federal da categoria até às 17h desta terça-feira (12) e pode ser alterado a qualquer momento, pois, uma das principais reclamações de quem está na linha de frente do combate ao novo coronavírus é a falta de Equipamentos de Proteção Individual, ou, a baixa qualidade dos que são fornecidos, o que tem facilitado a contaminação por coronavírus.

Do total de óbitos registrados 90 já foram confirmados e 18 ainda estão sob investigação. Até o momento, o COFEN recebeu a denúncia de que 14.105 profissionais foram infectados pelo novo coronavírus. Deste quantitativo, 13.724 estão ou passaram por período de quarentena; 3.953 já tiveram confirmada a infecção; 9.344 casos em investigação. Quatrocentos e vinte e sete testes foram descartados ou negativadas. No País, 273 profissionais da enfermagem estão internados por causa da COVID-19, 80 deles com a doença confirmada e 193 esperando a confirmação.

O estado de Sergipe possui 104 casos e nenhum óbito até o momento. A maior parte dos infectados é mulher: 96, e 51 delas têm idade entre 31 e 40 anos. A segunda maior quantidade conta com 25 pessoas, cuja idade varia entre 41 e 60 anos. As outras 12 pacientes estão igualmente divididas entre dois outros grupos: um com idade entre 20 e 30 anos, e outro com faixa etária entre 51 e 60 anos.

Entre os oito profissionais do sexo masculino que estão com a COVID-19, quatro têm entre 41 e 50 anos de idade; três entre 31 e 40; e um está na faixa etária entre 20 e 30 anos.

CASOS POR REGIÕES DO PAÍS

O Sudeste lidera o ranking de casos no Brasil com 7.292 infectados e 58 mortes, seguido pela região Nordeste, com 3.889 casos e 25 mortes. Em terceiro lugar está a região Sul com 1.447 infectados e três óbitos; a quarta posição é ocupada pelo Norte com 1.181 casos e 18 mortes. A região do Brasil que menos apresenta profissionais da enfermagem com COVID-19 é o Centro-Oeste, com 296 pessoas infectadas e quatro óbitos.

Para o presidente do COFEN, Manoel Neri, a situação no País é crítica. Ele explica que a maior parte dos profissionais afetados integrava, ao menos, um grupo de risco. “É inadmissível que estivessem expostos na linha de frente, contrariando as diretrizes sanitárias indicadas pelo Ministério da Saúde. Somos seres humanos sujeitos aos mesmos fatores de risco de qualquer pessoa. Não somos máquinas”, declarou o presidente da entidade de classe em matéria publicada no site institucional, informando, ainda, que a situação é agravada em virtude da escassez de E.P.I’s e o subdimensionamento das equipes.

Desenho de Banksy irá para leilão em prol das unidades de Saúde de Londres

OS VERDADEIROS HERÓIS

A sobrecarga de trabalho, o stress, o cuidado e o carinho doado aos pacientes com COVID-19 têm feito com que os profissionais da Saúde sejam reconhecidos pela sociedade das mais variadas formas, a exemplo do que fez o artista de rua britânico Banksy, conhecido mundialmente por questionar, através da arte que produz, os valores da sociedade. Há aproximadamente uma semana ele entregou ao hospital da Universidade de Southampton, no sul da Inglaterra, o desenho de um garotinho brincando com a boneca de uma enfermeira, detalhe: ela usava capa de super-herói.

O desenho mostra, ainda, que o menino a escolheu para brincar preterindo o Batman e o Homem-aranha, que ficaram na lixeira. Esta foi a forma que Banksy escolheu para agradecer por todo o empenho dos profissionais desta área e para dizer que eles são os verdadeiros heróis do mundo. A imagem foi publicada no Instagram do artista há seis dias com a legenda “Game Changer”, jogador desafiante. De acordo com informações passadas pela rede BBC, de Londres, a arte ficará exposta no hospital até o final do isolamento social, e depois será leiloada para ajudar às instituições do Serviço Nacional de Saúde londrino.

 

Por Andréa Moura



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário