Expo Verão 2024 terá início dia 11 de janeiro, na Orla de Atalaia
08/01/2024
A edição 2024 da maior feira multissetorial de Sergipe, a Expo Verão, terá início na próxima quinta-feira, 11 de janeiro, às 17h. O evento, que será realizado até o dia 28 de janeiro, está sendo preparado para superar os números da edição 2023, ano da retomada dos eventos presenciais após a pandemia de Covid-19, e que contou com a presença de 200 mil pessoas, entre sergipanos e turistas.
Do total de turistas que estiveram na feira no ano passado, segundo pesquisa encomendada pelo Grupo Êxito, 77.3% eram oriundos da região Nordeste, com destaque para o estado da Bahia; 14,5% da região Sudeste e 8,2% da região Centro-Oeste. Ainda de acordo com o estudo, 90,8% dos visitantes aprovaram o espaço e a localização da feira; e 90,1% elogiaram a facilidade de acesso à Expo Verão.
A feira ocupará uma área de mais de 10 mil m² da praça de eventos da Orla de Atalaia, oferecendo conforto e comodidade para os visitantes. Houve ampliação na quantidade de expositores, e este ano serão 220 empreendedores de todos os segmentos do comércio e serviços locais, e de estados vizinhos.
Eixos temáticos
A Expo Verão 2024 permanece focada em quatro eixos: econômico, gastronômico, cultural e turístico, e tem como objetivo proporcionar a geração de novos negócios para empreendedores e empresários locais ou que atuam no estado; auxiliar no desenvolvimento do turismo, e potencializar a cultura e gastronomia sergipana. O acesso à feira é totalmente gratuito.
Para o diretor da Êxito Soluções em Eventos, Alexandre Porto, ano após ano, a Expo Verão se consolida como a maior e mais bem-organizada feira multissetorial do estado de Sergipe, e uma excelente opção para que empreendedores, formais e informais, iniciem o ano com boa renda extra em caixa.
“Sabemos, comprovadamente, que os expositores da Expo Verão continuam, ao longo do ano, realizando vendas oriundas deste momento. Para nós, isso é motivo de muita alegria, e a comprovação de que nosso objetivo maior, que é fazer com que a economia local fique aquecida mesmo após o evento, está sendo alcançado. Serão 18 dias de muitas oportunidades, de troca de experiência, negócios e entretenimento”, declara Alexandre Porto.
Eventos paralelos da Expo
Uma das receitas de sucesso da Expo Verão é a realização de eventos paralelos dentro da feira, ajudando a promover outras ações, empreendedores e instituições. Para este ano já estão confirmadas a edição especial da Feirinha da Gambiarra, a Mostra de Gastronomia Sergipana (em parceria com a secretaria de estado do Turismo), a Mostra de Artesanato Sergipano (em parceria com a secretaria de estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo), e a Mostra Ambiental (em parceria com o Grupo GA Ambiental).
Também haverá a Exposição de Carros Antigos, realizada em parceria com a Federação Sergipana de Automobilismo, um sucesso da edição 2023 e que, por isso, permanecerá durante os 18 dias de feira.
Outra novidade da Expo 2024 é a Exposição das Instituições de Segurança que atuam no estado, que acontecerá durante todo o evento, havendo rodízio entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, a Polícia Militar, a Guarda Municipal de Aracaju, o Exército Brasileiro (28 BC), Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Sergipe) e Polícia Rodoviária Federal.
O que encontrar na feira?
Entre os expositores dos mais de 50 segmentos presentes na Expo Verão 2024 estarão empreendedores de artesanato, produtos místicos e religiosos, acessórios em prata e semijoias, perfumaria, vestuário masculino e feminino, moda praia e fitness, bordados, moda íntima, bolsas e calçados em couro, camas e colchões, construtoras, produtos naturais, cultura afro, mandalas, bonecas de pano e muito mais.
Cultura e entretenimento
A cada dia de realização da feira haverá apresentação de grupos folclóricos oriundos de diversos municípios sergipanos, que encantarão os visitantes da Expo Verão com a riqueza das indumentárias e das tradições históricas contadas por cada um deles através da dança e das cantigas entoadas.
O palco da Expo Verão será o cenário para que talentos das artes sergipanas que ainda estão no anonimato possam revelar o potencial que possuem, através do Festival Novos Talentos, uma realização do Grupo Êxito para lançar novos artistas, e estimular o despertar de talentos e habilidades pessoais. Os selecionados para participar do projeto usarão o palco da feira gratuitamente.
Além disso, todas as noites, cantores e bandas reconhecidas local e regionalmente subirão ao palco da Expo Verão para animar a praça de eventos da Orla de Atalaia. A grade com a programação será lançada em breve.
E para tornar esse momento ainda mais agradável, os visitantes terão uma praça de alimentação com cerca de 20 operações, contendo os mais variados cardápios para agradar aos mais diversos e exigentes paladares. Será possível escolher entre pizza, hamburger, acarajé, comida mexicana, espetinhos e petiscos, gelatos e cafeteria, entre outros.
E para os papais que desejam levar os filhos ou adolescentes para a feira, saiba que eles terão muito o que fazer, pois será montado o Mundo Kids, um amplo espaço composto por brinquedos infláveis, pista para patinete e carrinhos elétricos, touro mecânico, e muito mais.
Geração de emprego e renda
A Expo Verão acontece, diariamente, de 11 a 28 de janeiro, das 17h às 23h. A programação no palco principal será iniciada às 18h, com aulões de ginástica promovidas por academias parceiras. Às 19h serão as apresentações culturais; às 20h estarão no palco as apresentações artísticas gerais; e das 21h às 23h haverá sempre uma apresentação musical.
São patrocinadores do evento: Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju, Sebrae/SE, Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa e Grupo EXSEG.
Responsabilidade social e ambiental
Além do viés econômico, a Expo Verão também possui o viés responsabilidade socioambiental, que acontece através da cessão gratuita de estandes para Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam em diversas áreas, como animal, educacional e de saúde.
Este ano, a feira estará ainda mais sustentável, com coleta seletiva de lixo, coleta de todo o óleo produzido pelos stands de alimentação e sendo ecoponto para receber óleo usado da população; presença da Fábrica de Brincadeiras, que fará brinquedos reciclados e ensinará crianças a reaproveitar o que seria descartado.