Feirinha colaborativa contemplou empreendedorismo feminino e materno

02/05/2022


Aconteceu no último domingo, 01 de maio, a primeira edição da feirinha coletiva Kuña, no Alma Bistrot, localizado no bairro Coroa do Meio, na capital sergipana. Organizada por Emanuelle Matos e Emanuelle Oliveira, a feirinha contou com a exposição de produtos e marcas do empreendedorismo feminino e materno, para fomentar a economia criativa.

Além disso, a feirinha também serviu para arrecadar absorventes descartáveis, que foram destinados ao Projeto Tem Sopa no Rosa, em uma luta pela dignidade menstrual. Com 12 expositoras de segmentos como papelaria, perfumaria, velas e artes, a Kuña teve o olhar voltado para o trabalho artesanal e o empreendedorismo sergipanos.

Para as organizadoras, a data escolhida para a realização do evento foi estratégica, e teve como objetivo impulsionar as vendas dos produtos feitos por mulheres no dia 1° de maio. “A gente pensou na data pela possibilidade de consumo mesmo, de poder ser uma fonte de renda por ser o domingo que antecede o Dia das Mães, de serem mães comprando de outras mães, e assim, alimentar esse círculo”, evidenciaram as organizadoras.

Segundo Emanuelle Matos, a ideia surgiu a partir da paixão que possui por artesanato, uma vez que, além de psicóloga, trabalha como ceramista e possui uma marca de biocosméticos e absorventes descartáveis. Ela conta, ainda, que a organização se deu de maneira despretensiosa.

As organizadoras da feirinha

“Fomos confabulando juntas. Pensamos em Kunã, que em Guarani significa mulher, e o nome serviu muito para trazer essa força do feminino, da mulher, no sentido de carregar pelas nossas mãos e dar calor aos nossos sonhos, projetos, que dão impulso para a gente”, complementa Emanuelle Oliveira.  

E como o evento foi um sucesso, as organizadoras contam que a segunda edição da feirinha não deve demorar para acontecer. “Tivemos uma procura muito grande. Gostaríamos de ter trazido todo mundo, mas não foi possível em virtude da limitação de espaço. Mas estamos com uma lista de espera e já pensando em fazer a segunda edição o mais rápido possível”, revelaram.

Oportunidade de negócios

Clara Júlia e Millena, donas da marca e microempresa de papelaria Mãos de Fada, estão no empreendedorismo há três anos. Elas comentam sobre a importância da feirinha para a valorização do trabalho de mulheres artistas e empreendedoras.

“Esse evento, em particular, foi organizado por mulheres e para mulheres e mães. Esse foi um ponto dos valores das meninas que a gente aprendeu. E esse projeto está arrecadando absorventes para o projeto tem sopa no rosa, que ajudará mulheres em situação de vulnerabilidade social. Então, para a gente, é muito massa estarmos aqui”, disse Clara. Para Milla já que a loja delas é online, a feira foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas e vender no modelo físico.

Fonte: Assessoria de Imprensa



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