Franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar crescem 3,1% em 2020

16/04/2021


O balanço consolidado realizado pela Associação Brasileira de Franchising - ABF - revela que o setor de franquias manteve a curva de recuperação no 4º trimestre de 2020, se aproximando dos níveis pré-Covid-19. A retomada gradual da atividade econômica, as medidas de estímulo e a melhora nos índices de confiança empresarial e do consumidor devem incentivar novos negócios por parte de profissionais em busca de alternativas de renda e investidores, visando retornos financeiros mais altos.

Em 2020, mesmo com todas as dificuldades, um dos segmentos que mais chamou a atenção foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar por apresentar um bom desempenho no faturamento. Segundo a entidade, o segmento registrou desempenho positivo, de 5,4% no 4º tri e de 3,1% no ano.

O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi beneficiado pelo fato de haver uma demanda, ainda reprimida, pela decisão de parte dos pacientes em aproveitar a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos; a acentuação do desejo de bem-estar mesmo em um contexto tão delicado, e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais que ficaram restritas nesse período pandêmico.

"As franquias de Saúde e Beleza demonstraram grande resiliência e agilidade. O conhecido ‘efeito batom’ demorou um pouco mais a aparecer, mas, se fez presente. De qualquer forma, apenas ele não explica o desempenho dessas franquias. Sim, o consumo de substituição e de gratificação foram importantes, mas, as franquias deste segmento também fizeram sua parte. Se digitalizaram, criaram produtos e pacotes e, acima de tudo, mantiveram o relacionamento com franqueados e os consumidores. É importante destacar, também, o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising, como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez o valor e potenciais reconhecidos, mesmo com o mercado passando por tantas transformações", afirma Thais Ramos, coordenadora do Comitê de Saúde e Beleza da ABF.

Confira, abaixo, duas redes que mesmo com as restrições impostas pela pandemia inovaram e conseguiram expandir as operações.

ROYAL FACE

A rede Royal Face, pioneira em harmonização facial, está investindo forte com o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso de todos com um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado com o Carnê da Beleza. Durante a pandemia, vendeu mais de 120 unidades e atualmente ultrapassou a marca de 200 pontos comercializados. O crescimento deve-se, principalmente, ao suporte da franqueadora.

A Royal Face aproveitou o momento para buscar novas ferramentas on line e atender melhor parceiros e clientes. Triplicaram a quantidade de conteúdo da plataforma EAD e ofereceram todo o suporte aos franqueados, ajudando-os na melhora dos resultados.

"Acompanhamos diariamente os resultados das nossas franquias ajudando-os a traçar planos de ação, para que saiam vencedores da pandemia. Entendemos que o atual momento deve ser visto como uma oportunidade aos nossos interessados para realizar um investimento em um negócio de sucesso como a Royal Face", destacou Mauri Torres, diretor de expansão da marca.

ORAL SIN

Mesmo com a pandemia, a Oral Sin é líder no segmento de implantes dentários no Brasil. Bateu recordes de performance e cresceu 26%, com mais de 350 unidades comercializadas. O crescimento nesse período se deve, principalmente, ao suporte da franqueadora. A Oral Sin aproveitou o momento para buscar novas ferramentas on line e atender melhor os parceiros e clientes. A rede intensificou o uso de Chatbout através da plataforma Cloudia, onde o robô complementa esse atendimento nas situações em que não é possível oferecer o atendimento humano, como fora de horário comercial e nos finais de semana.

Além disso, houve um trabalho de tele orientação com o cliente e futuro paciente para o esclarecimento de dúvidas sobre saúde bucal, sobre as idas às clínicas, cuidados pré e pós cirúrgicos. Foram feitas cartilhas e vídeos ilustrativos para esclarecer a população sobre os cuidados. Foram feitos inúmeras lives com dentistas explicando a importância da mastigação e outros assuntos relacionados à saúde bucal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABF



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário