Governo de SE nega ponto facultativo no carnaval
04/02/2021
Este ano não vai ser igual àquele que passou... Literalmente, não será, porque em 2021 não haverá festa de carnaval (pelo menos oficialmente) em quase todos os estados do Brasil. E, seguindo o fluxo do que já havia sido determinado por outros 21 estados da Federação, o governo de Sergipe anunciou, no início da tarde desta quinta-feira, 04 de fevereiro, que o reinado de Momo está suspenso pelas bandas de cá também, pois, ele não editará decreto ofertando aos carnavalescos o tão desejado ponto facultativo para o período.
Desta maneira, todos os órgãos e repartições da administração pública estadual funcionarão nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro normalmente. Lembrando que o feriado de carnaval, caso houvesse, seria no dia 16 de fevereiro. A decisão foi tomada em virtude dos números, ainda altos, da Covid-19 em Sergipe. Até o momento, desde o registro do primeiro óbito, 2.801 pessoas morreram em decorrência da doença no Estado. Só para ter uma ideia da dimensão do problema, seria como apagar do mapa sergipano o município de Amparo do São Francisco, que tem população de 2.275 habitantes, ou ter dizimado quase 95% da população dos municípios de Telha (2.957 habitantes), General Maynard (2.929) ou Pedra Mole (2.974).
Em dezembro de 2020 foram registrados 172 óbitos por Covid-19 no Estado. Em janeiro deste ano o número subiu para 286, ou seja, 114 a mais (aumento atribuído aos festejos de final de ano e descumprimento dos protocolos sociais). Até a última quarta-feira, 3 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde havia registrado 15 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Diante desses números, não somente fora vetada a edição do ponto facultativo, como também, o governador Belivaldo Chagas anunciou que no período de 11 a 21 de fevereiro está proibida a realização de qualquer festa carnavalesca.
O governador também determinou que a quantidade atual de pessoas em eventos, em ambiente aberto ou fechado, seja reduzida em 50%, com isso, serão permitidas 50 pessoas em locais fechados e 75 em locais abertos. Em entrevista a uma emissora de rádio do interior do Estado, Belivaldo Chagas também avisou que a Polícia Militar, que estará atuando em força-tarefa no período de proibição de festas carnavalescas para coibir o descumprimento da determinação, poderá intervir em folias particulares que excedam o que ele classificou como bom senso.
O prefeito de Aracaju seguiu a mesma linha de raciocínio e anunciou, pouco tempo depois do governador do Estado, que a PMA também não dará ponto facultativo durante o carnaval deste ano, e avisou que os órgãos fiscalizadores do poder municipal seguirão um “regime linha dura contra as aglomerações” nos próximos dias.
Foto: André Moreira