Governos apostam em “feriadão” para manter sergipanos em casa

20/05/2020


A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe e a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovaram, por maioria, os Projetos de Lei enviados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da capital para os respectivos Poderes Legislativos, solicitando a antecipação dos feriados de 8 de julho, data da Emancipação Política de Sergipe - válido para todos os 75 municípios - e 24 de junho, em comemoração ao Dia de São João, neste caso, apenas para o município de Aracaju. As aprovações aconteceram nas sessões remotas desta quarta-feira, 20 de maio, e seguem para as devidas sanções.

Por isso, em razão de grave crise sanitária, o feriado estadual do dia 8/7 foi antecipado para a próxima sexta-feira, dia 22 de maio, e o municipal, do dia 24/06, para a segunda-feira, 25 de maio. Esta alteração tem como objetivo principal aumentar a taxa de isolamento social, ou seja, a quantidade de pessoas que permanecem em casa, comportamento que, de acordo com os especialistas em saúde, é indispensável para conter o avanço do coronavírus entre a população e não colapsar o sistema de saúde.

Com a aprovação, nenhuma atividade ou estabelecimento poderá funcionar. A exceção é para os serviços de atendimentos emergenciais nas áreas de Saúde, Segurança e Assistência Social. De acordo com o último levantamento da empresa InLoco, realizado no dia 19 de maio, a taxa registrada pelo Estado foi de 44,4%, a 8ª pior entre os Estados brasileiros. Em 43 dos 75 municípios sergipanos os índices registrados estão muito baixos, inferiores a 50%, no restantes estão baixos, entre 50 e 59%. A taxa ideal recomendada é de 70%.

Decisão semelhante foi implantada no município de São Paulo pelo prefeito Bruno Covas, que antecipou os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) para esta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de maio, e decretou ponto facultativo na sexta-feira, dia 22.

O mais recente boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde mostrou que Sergipe tinha 3.967 casos confirmados de COVID-19, e 63 óbitos em decorrência da doença. Destes totais, 2.473 casos e 27 óbitos são em Aracaju.

ATUAÇÃO NOS ÓRGÃOS ESTADUAIS

Com essa alteração, o ponto facultativo de sexta-feira, que está em vigor conforme Decreto Estadual, será excepcionalmente transferido para  terça-feira, 26/05, criando um feriadão, uma vez que, em virtude da pandemia e também por força de Decreto, a segunda-feira já é ponto facultativo em Sergipe. O expediente voltará ao normal na quarta-feira, 27 de maio. (Foto de Júnior Ventura - Alese)



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário