Medicina da UFS é nota 5 no Enade e está entre os melhores do país

21/04/2025


Na primeira quinzena deste mês de abril, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado em 2023 em todo o Brasil, e o curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, do Campus Aracaju, obteve nota máxima: 5. A nota do curso no Campus Lagarto foi 4.

O curso de Medicina da UFS também está entre os 40 melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024. Entre os 196 cursos/instituições listadas, o da UFS ocupa a 23ª posição entre as públicas, e é o 17º quando elencadas somente as federais. O RUF classifica universidades brasileiras públicas e privadas com base em cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Essas são informações consideradas essenciais para a avaliação do ensino superior do país, e para a formulação de políticas públicas voltadas para a educação.

Em Sergipe, 19 cursos da UFS foram avaliados, distribuídos entre os Campi Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Lagarto e Nossa Senhora da Glória. Do total de avaliados pelo MEC em 2023, doze tiveram conceito máximo, ou seja, nota 5, resultado dos investimentos feitos pela gestão da Universidade ao longo dos últimos quatro anos em diversas frentes, a exemplo da gestão de pessoas, graduação e pós-graduação. Esta foi a primeira vez em que todos os cursos do Centro de Ciências Agrárias e Aplicadas da instituição obtiveram nota máxima. Foi, ainda, a melhor performance da UFS no Enade com mais de 80% dos cursos avaliados com conceitos entre 4 e 5.

Os cursos com nota 5 no Enade foram: Agronomia; Engenharias Civil, Florestal e Mecânica; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Enfermagem; Medicina Veterinária; Nutrição e Zootecnia (todos no campus São Cristóvão); e Fisioterapia, no campus Lagarto. Já os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, do campus de Nossa Senhora da Glória, foram nota 3, pontuação também alcançada pelo curso de Nutrição, na unidade Lagarto.

Arquitetura, do Campus Laranjeiras; Enfermagem, Medicina, Fonoaudiologia, Farmácia e Odontologia, em Lagarto, alcançaram nota 4. Em São Cristóvão, os cursos de graduação com nota 4 foram as Engenharia Ambiental, de Alimentos, Elétrica, Química e de Produção; Odontologia e Farmácia.



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário