Paulinha Abelha morre após 12 dias de internamento
23/02/2022
O mundo do forró está em luto. Faleceu na noite desta quarta-feira (23), a cantora Paulinha Abelha, em decorrência de quadro de comprometimento multissistêmico, como informou a nota de falecimento divulgada às 20h, pelo Hospital Primavera, onde ela estava internada na UTI desde a noite do dia 17 de fevereiro. O comunicado foi assinado pelos médicos Ricardo Leite, André Luis Veiga e Marcos Alves, que acompanhavam a cantora e, na tarde desta terça-feira (22), realizaram coletiva para explicar detalhes sobre o quadro clínico e neurológico da cantora.
Paula de Menezes Nascimento Leca tinha 43 anos de idade, era casada e não possuía filhos. De acordo com as informações passadas pelo hospital, nas últimas 24 horas Paulinha Abelha apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associado a coma profundo. “Foi então iniciado protocolo diagnostico de morte encefálica, que confirmou a hipótese após exames clínicos e complementar específicos”, descreve o documento.
Paulinha abelha estava internada desde o dia 11 de fevereiro. Inicialmente permaneceu no Hospital Primavera. Na noite do dia 17 ela foi transferida para o Hospital Primavera, sob os cuidados de equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia. Durante a coletiva, a equipe médica disse não ter encontrado o motivador dos problemas renal, hepático, cerebral e respiratório da cantora.
Após o anúncio da morte de Paulinha Abelha, as redes sociais foram usadas por diversos artistas e personalidades para lamentar o ocorrido e prestar condolências aos familiares, amigos e fãs. O cantor Wesley Safadão escreveu: “que tristeza te perder tão precocemente. Que sua passagem seja de muita luz e que todos aqueles que te amam sejam confortados por Deus”.
O prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira, disse que “Paulinha deixa um legado no forró com sua voz marcante e seu jeito único de interpretar as músicas que emocionaram, e fizeram a alegria de milhares de fãs. Até hoje me lembro da primeira vez que a vi cantar: em cima de um mini trio em Simão Dias, sua cidade natal. Sua voz e sua simpatia cantando me marcaram bastante e fiquei feliz em ver o sucesso que se tornou depois”.
Quem também usou as redes sociais para lamentar o falecimento de Paulinha Abelha foi o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. “Paulinha era natural da minha terra, Simão Dias, e tinha uma carreira de 30 anos de sucesso na música nacional, sendo 17 destes à frente da balda de forró Calcinha Preta. Deixo os meus sentimentos para os parentes, amigos e milhões de fãs que Pauinha conquistou durante todo este tempo. Que Deus conforte o coração de todos!”.