Pesquisa revela que 45% dos brasileiros ainda preferem usar máscara
19/04/2022
Após queda da obrigatoriedade do uso da máscara, a empesa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado de consumo, Hibou, realizou o levantamento “Pandemia - Uso da Máscara 2022”, em que 1280 pessoas responderam sobre as expectativas e comportamentos com relação a esse novo momento social.
As adaptações têm sido diferentes, pois nem todas as cidades brasileiras retiraram a obrigatoriedade do uso das máscaras. 52% dos entrevistados afirmam que, onde moram, a não obrigatoriedade de uso vale para qualquer ambiente, aberto ou fechado, com exceção de transporte público e áreas de saúde.
Já 22% dos entrevistados disseram que o não uso está liberado em qualquer ambiente, fechado ou aberto; 18% afirmam que o uso das máscaras está liberado apenas em ambientes abertos, e 5% apontam que ainda há obrigatoriedade para vários locais abertos e todos os fechados. 2% dos entrevistados não estão acompanhando as notícias sobre o assunto.
“O uso da máscara foi imposto como uma solução para combater o contágio em massa. Para alguns, representa uma medida protetiva contra o vírus e, para outros, um incômodo. De qualquer forma, no estudo, percebemos que ainda há uma boa parcela da população que tem mantido o uso da máscara por não se sentir seguro”, afirma Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
De acordo com o estudo, nessa nova fase em que se pode decidir pelo uso ou não do acessório, 45% da população afirma permanecer usando tanto em ambientes abertos quanto fechados; 26% usam apenas em ambientes fechados; 14% optam pelo uso apenas em ambientes fechados com muita gente; 7% usam apenas no transporte público e/ou aéreo; 7% já não usam mais a máscara e 0,9% afirmam que nunca usaram o acessório.
Embora a não obrigatoriedade do uso da máscara seja uma realidade, 26% dos brasileiros ainda não se sentem confortáveis ao ficarem sem o acessório em público. Porém, há lugares em que as pessoas declaram ser mais confiáveis para não usá-la, como a rua enquanto andam (63%); parques (55%); restaurantes (20%); feira livre (18%); shopping (15%); teatros/cinemas (10%); avião (6%); metrô (5%).
Com maior flexibilização de eventos, abertura de estabelecimentos e retorno à rotina, o passaporte da vacina tem sido requisitado em diversos lugares, e 28% da população acredita que não deve existir a obrigatoriedade de apresentá-lo em local algum. Já os shows (67%); voos (63%); teatros (62%); jogos de futebol (62%); cinema (55%); eventos corporativos (51%); bares e baladas (50%); shoppings (42%); e restaurantes (40%) foram citados como locais em que os brasileiros concordam que deva ser exigida a apresentação do comprovante vacinal.
Expectativas para o fim da pandemia
Após praticamente dois anos de pandemia, a descoberta de novas variantes da Covid-19 também são temas constantes. Quanto a isso, 43% dos brasileiros revelam sensação de conformismo e que os cuidados são necessários sempre. Já 22% têm esperança de que a disseminação do vírus acabará em breve. 15% estão cansados e não aguentam mais o que estamos vivendo. O sentimento de angústia, por não saber como será o futuro, é compartilhado por 11% dos entrevistados, já 8% deles pararam de se preocupar com a Covid-19 e estão levando uma vida como era antes da pandemia.
Os eventos fora de casa, por exemplo, foram retomados por 28% dos brasileiros, que dizem já estarem saindo normalmente. Para 40%, as saídas têm acontecido, porém, com algum cuidado e mais flexibilidade do que em 2020 e 2021. Mas, ainda há 16% que saem pouco e tomam todos os cuidados possíveis, e 15% só saem quando necessário, e continuam mantendo o distanciamento social.
O fim da pandemia e o retorno às atividades cotidianas está na mira de todos os brasileiros, embora 41% ainda acreditem em novas ondas com aumento de casos. Já 33% acreditam que o período pandêmico está com os dias contados; e 32% pensam que estamos longe do final da pandemia.
“A esperança está voltando na vida do brasileiro. Mesmo com algumas ressalvas, as pessoas estão apostando em um novo formato de rotina, e acreditando que aos poucos podem criar opções de atividades e lazer”, conclui Ligia Mello.
Metodologia
A pesquisa “Pandemia - Uso da Máscara 2022” foi feita pela Hibou, por abordagem digital com 1280 pessoas, de todo o País, no período de 23 e 24 de março de 2022. O resultado apresenta 2,74% de margem de erro e 95% de significância.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos, sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado, utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência.
A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas, exploratórias, de profundidade, de campo, dublê de cliente, desk research, monitoramento de comportamento, presença de marca, expansão de região, expansão de mercado para produtos e serviços, teste de produto e hábitos de consumo.