Piora no quadro de saúde de Paulinha Abelha ainda persiste
21/02/2022
Por Andréa Moura
A direção do Hospital Primavera, localizado na zona Sul de Aracaju/SE, onde a cantora Paulinha Abelha (43) está internada desde a noite do dia 17 de fevereiro, concederá entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira, 22, às 17h, para falar sobre o estado de saúde da integrante da banda Calcinha Preta. No início da noite desta segunda-feira (21) foi iniciada uma campanha pedindo doação de sangue tipos O+ ou O- para Paulinha. As doações devem ser feitas no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), localizado à Rua Guilhermino Rezende, 187, bairro São José, na capital sergipana.
O boletim médico mais recente, divulgado às 18h desta segunda-feira, 21, informa que “a paciente Paula de Menezes Nascimento Leca Viana segue internada em Unidade de Terapia Intensiva. Mantém quadro neurológico inalterado, sem sinais de instabilidade hemodinâmica, respirando com suporte de aparelhos e necessitando de suporte renal dialítico. Permanece em processo de investigação clínica”.
A nota foi assinada pelo Diretor Técnico e pelo médico intensivista da unidade hospitalar, os Drs. Ricardo Leite e André Luis Veiga de Oliveira, respectivamente. Importante ressaltar que o quadro neurológico de Paulinha Abelha é grave, e que essa condição foi informada no boletim médico das 11h do dia 20 de fevereiro. Até essa data, embora estivesse na UTI, em coma persistente e em suporte ventilatório invasivo, o quadro clínico de Paulinha Abelha era estável e não tinha febre.
No final da manhã desta segunda-feira, o escritório que cuida da carreira da banda Calcinha Preta divulgou comunicado oficial informando aos fãs, imprensa e contratantes dos shows do grupo que, em virtude do internamento da cantora, e no aguardo de melhoras no quadro de saúde de Paulinha, as apresentações e compromissos da banda estarão suspensos até o dia 10 de março.
“Esperamos retomar a agenda em breve, quando haja condições para a realização dos compromissos, já que, no momento, tem sido humanamente impossível. Pedimos a todos para manter as orações e vibrações positivas voltadas à querida Paulinha”, finaliza o comunicado.
Relembre o caso
Após shows de uma turnê em São Paulo, Paulinha Abelha desembarcou em Aracaju/SE no dia 11 de fevereiro e foi levada, imediatamente, para o hospital da Unimed, por não estar se sentindo bem. A cantora foi internada na UTI e iniciou terapia renal substitutiva (hemodiálise). À época, estava sem infecção e exames começaram a ser feitos para investigar o quadro clínico da sergipana.
No dia 17 de fevereiro houve piora no quadro clínico e Paulinha entrou em coma. Nessa data, havia programação para transferência de unidade hospitalar, o que não aconteceu por instabilidade neurológica e falta de condições clínicas seguras para a mudança, de acordo com o boletim médico divulgado às 13h. Porém, horas depois, a transferência foi possível e a cantora levada para o Hospital Primavera, onde está atualmente.
Foto: rede social de Paulinha Abelha