Prorrogadas inscrições para a “Chamada para Negócios de Impacto”
01/03/2022
Encontrar negócios de impacto socioambiental positivo que necessitam de recursos financeiros. Este é o objetivo da “Chamada para Negócios de Impacto” que a Plataforma de Empréstimo Coletivo SITAWI, está realizando até o dia 07 de março, com a parceria estratégica do Instituto Sabin.
A chamada contempla etapas que vão desde as inscrições, passando pela seleção e chegando no suporte às organizações de impacto socioambiental positivo, claro e mensurável. De acordo com o gerente de Investimento de Impacto da SITAWI, Bruno Girardi, por não ser um prêmio ou um programa de aceleração, não foi estabelecido um limite de negócios aprovados.
“Todas as empresas que atenderem aos critérios de seleção poderão ser contempladas e receberão, além do capital necessário para atuação, apoio e direcionamento para o negócio. Também contarão com acesso à rede de mentores e parceiros, para fortalecer o setor e criar alternativas de financiamento para alavancar esses negócios”, explica o gerente.
A SITAWI é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que mobiliza capital para impacto social e ambiental positivo. Desde 2008, já mobilizou mais de R?300 milhões para impacto positivo, apoiando mais de 2.000 iniciativas.
Juntamente com o Instituto Sabin, por meio da Plataforma de Empréstimo Coletivo, visa democratizar o investimento de impacto para pessoas físicas, possibilitando que negócios que geram impacto positivo recebam capital acessível e paciente.
“A Plataforma está inserida entre os projetos que fazem parte do nosso eixo de fortalecimento de ecossistemas de impacto, que também inclui o programa Saúde+, o Inova Social dentre outros”, destacou Gabriel Cardoso, Gerente do Instituto Sabin.
Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília, o instituto é responsável pelo Investimento Social Privado Grupo Sabin e que em 2022 completa 17 anos, fortalecendo o ecossistema do terceiro setor.
Gabriel Cardoso explica, ainda, que a entidade nasceu com a missão de implementar ações e projetos de impacto no Brasil. Com atuação em 53 cidades e 12 estados, mais o Distrito Federal, já impactou positivamente a vida de mais de 1 milhão de brasileiros. Também já apoiou quase 300 organizações e doou mais de 700 mil exames.
Todas essas conquistas, segundo ele, resultam de um investimento social de mais de R? 47 milhões e a perspectiva para o ano de 2022 é colocar em prática a nova Teoria de Mudança do Instituto Sabin, cujo novo planejamento conta com três eixos estratégicos de atuação para os próximos 15 anos.
Os eixos são: promoção da saúde integral e do bem-estar em pessoas em situação de vulnerabilidade; fortalecimento de ecossistemas de impacto; e engajamento social e filantropia. “A intenção é continuar evoluindo esta agenda para que mais atividades e iniciativas agreguem bem-estar, prosperidade e qualidade de vida nas comunidades brasileiras”, conclui o gerente. Mais detalhes sobre a chamada para Negócios de Impacto, clique aqui
O Instituto Sabin
Criado em 2005, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Com sede em Brasília, a organização atua em 12 estados, além do DF melhorando a qualidade de vida, o bem-estar e a prosperidade das comunidades onde a empresa está, fomentando a inovação social.
A SITAWI
A SITAWI Finanças do Bem é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008, com a missão de mobilizar capital para impacto socioambiental positivo. Pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras inovadoras, atua conectando investidores a empreendedores sociais através da Plataforma de Empréstimo Coletivo, na gestão de Fundos Filantrópicos, e na coordenação de Programas Territoriais.
Desde a fundação, já mobilizou mais de R?300 milhões para impacto socioambiental. A organização conta com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo.