Sergipanos ignoram determinação de isolamento social

13/04/2020


Sergipe é o 10° estado brasileiro com o pior índice de isolamento social, de acordo com o levantamento feito no dia 11 de abril e divulgados pela In Loco, empresa de tecnologia que fornece inteligência a partir de dados de localização. Apenas 49,7% da população sergipana está respeitando a determinação do governo estadual de isolamento por causa da COVID-19. No dia da pesquisa nacional, a equipe do Pra Você Saber esteve em Itabaiana, município distante cerca de 55 quilômetros da capital, Aracaju, e percebeu que, por lá, muita gente não estava atendendo as recomendações de sair de casa somente para coisas indispensáveis, mesmo o município já tendo caso confirmado da doença.

Na cidade serrana foi muito fácil encontrar longas filas em frente a lojas de departamento e de venda de ovos de chocolate sem que houvesse o respeito à distância mínima de um metro e meio, como recomendado pelas autoridades de saúde. Porém, clientes formando filas não foi uma exclusividade desse locais em virtude da Páscoa.

Um estabelecimento onde é feito fotocópia também seguia “a regra” inversa, e a feira livre que ocorria naquele dia também gerava aglomeração de pessoas. Como se estes casos não bastassem, muitas lojas do comércio local, a exemplo de salão de beleza e de venda de joias, que não foram contempladas pelo decreto estadual (válido até o dia 17 de abril e que determina quais locais podem funcionar durante este período de pandemia) estavam em funcionamento.

Em contato com a Secretaria de Estado da Comunicação, foi passada a informação de que uma famosa rede varejista nacional de chocolates conseguiu, na Justiça, o direito de estar aberta durante a pandemia sob a alegação de que vende alimentação, porém, no município de Itabaiana, no final da manhã do dia 11, ela não cumpriu a determinação de ser responsável por organizar os clientes e evitar aglomerações, conforme preconização da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

“Repassarei a denúncia recebida para a fiscalização, pois, os locais que podem ficar abertos devem seguir critérios de higienização e de controle dos clientes para evitar aglomeração”, declarou o diretor de Imprensa da Secom, Givaldo Ricardo. Ele informou que as denúncias de grande concentração populacional durante a pandemia devem ser feitas através dos telefones 190 e 181, polícias Militar e Civil, respectivamente, que também integram os órgãos de fiscalização. A depender do caso podem ser acionados o Procon e/ou a Vigilância Sanitária.

Disse, ainda, que até a próxima quinta-feira, dia 16 de abril (um dia antes de expirar a validade do decreto), o governador Belivaldo Chagas se reunirá com o comitê de crise - do qual ele é o gestor e que foi criado por causa da COVID-19 -, para avaliar a situação. O comitê tem como tarefa acompanhar a conjuntura criada em virtude da propagação do coronavírus e municiar o governador com informações técnicas a respeito do assunto.

Especialistas garantem que o isolamento social tem função importante no combate à COVID-19, pois, reduz muito a proliferação do coronavírus, que possui alta velocidade de contágio. Afirmam, ainda, que o percentual ideal de isolamento populacional é de 70%. Veja, a seguir, o ranking de isolamento social por Estado e o DF (do pior para o melhor), divulgado pela In Loco no dia 11 de abril, data do levantamento de dados mais recente:

1° – Mato Grosso do Sul – 44,7%

2° - Mato Grosso – 45,2%

3° - Tocantins – 45,8%

4° - Rondônia – 47,2%

5° - Paraná – 47,5%

6° - Roraima – 48,1%

7° - Acre – 48,6%

8° - Espírito Santo – 49,6%

9° - Minas Gerais – 49,6%

10° - Sergipe – 49,7%

11° - Santa Catarina – 49,8%

12° - Alagoas – 49,9%

13° - Paraíba – 50,2%

14° - São Paulo – 51,2%

15° - Pará – 51,5%

16° - Rio Grande do Sul – 51,7%

17° - Bahia – 51,8%

18° - Rio Grande do Norte – 51,8%

19° - Amapá – 52,3%

20° - Maranhão – 53,4%

21° - Rio de Janeiro – 53,8%

22° - Pernambuco – 54,8%

23° - Piauí – 55%

24° - Amazonas – 55,2%

25° - Ceará – 55,7%

26° - Goiás – 56,1%

27° - Distrito Federal – 56,3%



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário