Superlotado, Hospital São Lucas constrói nova ala para pacientes Covid
26/03/2021
Por Andréa Moura
Na última quinta-feira, 25 de março, dia em que a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid para adultos atingiu 152,5% e o pediátrico 80%, a direção do Hospital São Lucas(HSL)/Rede D’Or São Luiz, um dos maiores da rede privada da capital sergipana, anunciou a construção de um novo espaço exclusivo para atendimento dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus.
A ala, que estará conectada fisicamente ao prédio atual do hospital, deverá iniciar as atividades no dia 10 de abril e oferecerá à população sergipana 20 leitos para internação e UTI, sala de espera, dois consultórios e cinco poltronas para atendimento rápido. Atualmente, a unidade hospitalar conta com 40 leitos de UTI Covid-19 para adultos e está com 61 pacientes internados em estado grave; e cinco leitos destinados à pediatria, dos quais, quatro estão ocupados. O novo ambiente contará com toda a retaguarda de equipamentos e demais equipes do São Lucas.
A construção desse espaço acontece em virtude da demanda de pacientes Covid-19 necessitando de internação ter superado a capacidade instalada do local, o que levou o hospital a trabalhar em regime de contingência, desativando algumas áreas menos críticas para atender aos pacientes.
No dia 20 de março a Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), à qual o Hospital São Lucas é associado, emitiu nota pública informando sobre o risco iminente de falta de medicamentos para os pacientes covid em menos de uma semana, principalmente dos que compõem o chamado kit intubação.
De acordo com o diretor da unidade hospitalar sergipana, Maurício Todt, os estoques do kit intubação estão, realmente, “mais apertados” em virtude do aumento exponencial, em todo o mundo, da necessidade de uso desses medicamentos, por isso, as equipes têm trabalhado sempre no limite, porém, afirma que tem conseguido atender a operação.
Ele também informou que o abastecimento de oxigênio hospitalar no São Lucas continua dentro da normalidade. Oxigênio hospitalar é outro insumo cujo consumo aumentou sobremaneira por causa dos internamentos por Covid-19, chegando a faltar em alguns hospitais Brasil à fora, por isso, também tem causado preocupação à rede de saúde brasileira, tanto pública quanto privada.
Ainda de acordo com a Nota de Esclarecimento emitida no dia 25 de março, que explica os motivos que levaram o São Lucas a promover a ampliação da estrutura, “todo sopro de esperança que o local tem oferecido à comunidade vem dos profissionais abnegados que compõem a unidade hospitalar”.
No texto, a direção aproveita para reafirmar o compromisso da equipe do HSL com a comunidade sergipana, destacando também o compromisso da alta administração da Rede D’Or e dos principais fornecedores que, segundo a direção, têm feito o máximo para manter o atendimento. “Esta é a missão de todos nós. Continuamos abertos e buscando soluções para cuidar de você. Faça a sua parte: mantenha o isolamento!”, concluiu a nota.