UNESCO recebe inscrições para prêmios de alfabetização

05/05/2018


Com o tema “Alfabetização e Desenvolvimento de Competências”, a UNESCO realiza, em todo o mundo, premiações que buscam pessoas e programas excepcionais que promovam o ensino da leitura e da escrita entre adultos, nas zonas rurais, e entre jovens fora da escola, sobretudo meninas e mulheres. As iniciativas também reconhecerão projetos que promovam o uso de línguas maternas. Atualmente, existem cerca de 750 milhões de analfabetos no mundo. No Brasil, a quantidade de pessoas analfabetas com idade acima de 15 anos é de 11,8 milhões, de acordo com dados do IBGE divulgados no dia 21 de dezembro de 2017 por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

As informações têm como base o ano de 2016. No Nordeste, o percentual de analfabetos é de 14,8%; no norte o índice é de 89,5%; no Centro-Oeste de 5,7%; no Sudeste de 3,8% e no sul, a quantidade de pessoas com 15 anos ou mais de idade que não sabem ler e escrever corresponde a 3,6% dos habitantes da região. A UNESCO está recebendo candidaturas e nomeações para os Prêmios Internacionais de Alfabetização de 2018. Podem participar governos, organizações não governamentais e indivíduos da sociedade civil. Todas as candidaturas devem ser encaminhadas à Comissão Nacional da UNESCO no país ou a uma ONG que já possua alguma parceria oficial com a Organização. As inscrições devem ser feitas via plataforma online, e informações mais detalhadas podem ser encontradas no site dos Prêmios de Alfabetização da UNESCO (https://en.unesco.org/themes/literacy/prizes site em inglês). Cada vencedor receberá uma medalha, um diploma e 20 mil dólares. 

Desde 1967 que os prêmios da Agência das Nações Unidas já celebraram as conquistas de mais de 485 programas implementados por pessoas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e governos em todo o mundo. Com o reconhecimento, a UNESCO apoia práticas efetivas de aprendizagem e encoraja esforços pelo fim do analfabetismo. Atualmente, por meio de dois prêmios distintos, a UNESCO reconhece cinco indivíduos, ONGs ou países-membros. Os prêmios são:

Prêmio UNESCO — King Sejong de Alfabetização escolherá dois ganhadores. A premiação foi criada em 1989 e é realizada em parceria com a Coreia do Sul. O projeto confere reconhecimento especial a programas voltados para o desenvolvimento e uso das línguas maternas na educação, na alfabetização e em treinamentos.

Prêmio UNESCO — Confucius de Alfabetização selecionará três vencedores. Estabelecido em 2005, é realizado em parceria com o governo da China. A iniciativa premia programas que promovem a alfabetização de adultos, especialmente em zonas rurais, e de jovens fora da escola, particularmente meninas e mulheres.

Foto EBC

Todos os programas e projetos devem estar de acordo com os critérios de seleção, que podem ser conhecidos acessando este link https://en.unesco.org/themes/literacy/prizes/criteria que está todo em inglês.  Governos de países-membros da UNESCO e ONGs com parceria oficial com a agência são encorajados a considerar indivíduos, instituições e organizações que tenham feito contribuições de relevância para a promoção da alfabetização e a enviar suas indicações. As inscrições podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) do dia 5 de junho de 2018.

O prazo para as Comissões Nacionais e para as ONGs em parceria oficial com a UNESCO enviarem as indicações é até às 19h (horário de Brasília) do dia 17 de junho de 2018. As indicações serão avaliadas por um júri internacional independente, composto por seis especialistas nos critérios de seleção. Com base nas recomendações, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, selecionará os finalistas para receber os prêmios no dia 7 de setembro deste ano, data em que é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização. (Com informações do site da ONU Brasil. A foto principal é uma foto retirada da Internet)



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário