Variante Ômicron já está em transmissão comunitária em Sergipe

04/02/2022


O que muita gente suspeitava, foi confirmado nesta sexta-feira, 4 de fevereiro: a variante da Covid-19, a Ômicron, já está circulando de forma comunitária em Sergipe. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde após receber da Fundação Oswaldo Cruz, (Fiocruz) do Rio de Janeiro, o resultado das análises feitas em 29 amostras colhidas e enviadas para a Fundação no mês de janeiro. Do total enviado, 26 positivaram para a Ômicron e três para a Delta.

O resultado pode explicar o fato de que, de 25 de janeiro a 04 de fevereiro foram registrados 16.852 novos casos de Covid-19 em Sergipe. Nesse mesmo período foram, 45 pessoas morreram em consequência da doença. O boletim epidemiológico liberado na noite desta sexta-feira mostra que 128 pessoas estão internadas em Sergipe, 64 em leitos de UTI (22 na rede pública e 42 na rede privada) e 64 em enfermaria (26 na rede pública e 38 na privada).

Os números só não são piores porque 69,64% da população residente no Estado já está imunizada com, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19, e 79,78% já tomaram a primeira dose.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marco Aurélio Góes, o resultado entregue pela Fiocruz só confirmou, epidemiologicamente, o que já era sabido, que a Ômicron está presente entre os sergipanos. “Essa variante tem sido a responsável pelo aumento do número de casos, refletindo, também, no crescimento das internações e óbitos”, informa Marco Aurélio.

Ele salienta que a população deve redobrar os cuidados e intensificar as medidas de controle e prevenção, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Também classifica como fundamental completar o esquema vacinal de todos os que já estão aptos para receber a imunização contra a doença.

Baixa vacinação

Dados da SES denunciam que os municípios de Riachuelo, Tomar do Geru, Poço Redondo e Carmópolis estão com baixo percentual de pessoas imunizadas com duas doses. O primeiro município citado está com 59% da população vacinada com duas doses da vacina contra a Covid-19 e os demais, 57%. Dos 75 municípios sergipanos, apenas 26 estão com percentual de população vacinada com duas doses maior que 70%.

“É fundamental que consigamos avançar na vacinação para que possamos ampliar a cobertura. Para isso, é importante que as pessoas que estão com vacinas atrasadas, e as crianças, que estão no momento de receber o imunizante, sejam vacinadas o mais rápido possível”, declarou.



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário