Voluntários farão replantio de espécies de manguezal em Aracaju
11/03/2020
Até o dia 15 de março, o caranguejo-uçá estará em período de defeso, época em que a captura e comercialização deste crustáceo ficam proibidas por lei. Para pontuar o terceiro período do defeso em Sergipe e auxiliar na preservação do ecossistema, nesta quinta-feira (12), o RioMar Aracaju realizará o plantio de mais de 500 mudas de espécies nativas do mangue, em uma área próxima ao shopping.
A ação alusiva ao defeso acontecerá das 8h às 12h e contará com a participação de voluntários do Instituto João Carlos Paes Mendonça, Fundação Pedro Paes Mendonça, funcionários do shopping, universitários e órgãos ambientais. Para a analista ambiental do RioMar Aracaju, Viviane Andrade, o plantio das mudas de espécies de manguezal é de extrema importância para garantir a integridade do ecossistema.
“O caranguejo é o principal responsável pela manutenção dos manguezais, pois, é ele quem faz a reciclagem das matérias orgânicas do bioma. Por isso, iremos contribuir com o reflorestamento de uma área do manguezal visando recuperar espaços que foram desmatados e, também, chamar a atenção da sociedade para o período do defeso”, ressalta Viviane Andrade.
Todas as mudas que serão plantadas nesta quinta-feira foram produzidas no Viveiro RioMar, espaço mantido pelo shopping, e onde são cultivadas espécies nativas do mangue para reflorestamento e manutenção das áreas desmatadas no entorno do empreendimento. A ação contará com o apoio do Ibama, da Polícia Ambiental e do Instituto Bioterra. (Com informações e foto enviadas pela Assessoria de Comunicação do Shopping)