Obesidade: Dia Internacional será discutido gratuitamente por ONG

01/03/2021


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas diagnosticadas com obesidade no mundo, até 2025, será de 700 milhões de pessoas.  Como forma de alertar a população para os riscos provocados pela obesidade foi instituído o Dia Mundial da Obesidade que, até o ano de 2019, era comemorado em 11 de outubro, data em que eram realizadas muitas atividades em todo o Brasil, como forma de conscientização sobre a doença, que é multifatorial e crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e associação a outras doenças, como hipertensão, diabetes e câncer. Em 2020, a Federação Internacional da Obesidade alterou a data do Dia Mundial da Obesidade para 4 de março.

Em apoio à data, o Instituto Obesidade Brasil realizará neste ano, no dia 6 de março, o projeto “Obesidade em pauta: menos estigma, mais acolhimento”, evento 100% online e gratuito que terá dentre os objetivos: conscientizar os participantes de que a obesidade é uma doença crônica e fazer com que seja reduzido o preconceito sobre o tema. O evento acontecerá das 8h às 18h com uma programação especial durante todo o dia. A transmissão acontecerá nas redes sociais do Instituto Obesidade Brasil: Youtube (Instituto Obesidade Brasil), Instagram (@obesidadebrasil) e Facebook (https://www.facebook.com/obesidadebrasil). A abertura e encerramento serão feitos pelo ator Rodrigo Santoro, que já participou da “Campanha Sinta-se abraçado”, também realizada pela ONG Obesidade Brasil.

O Instituto Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade e surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível. A ONG foi fundada em fevereiro de 2020 e conta com um Conselho Científico composto por especialistas colaborativos de todo o território brasileiro, de perfil multidisciplinar, que adota o conceito de saúde universal e trabalha para que todos tenham acesso à ajuda médica especializada.

Entre os temas que serão abordados no período da manhã no “Obesidade em pauta: menos estigma, mais acolhimento”, estarão: a obesidade como doença crônica; os preconceitos contra a pessoa com obesidade; estética e saúde, e as doenças associadas ao problema. Sobre tratamento, os profissionais abordarão questões como: a dieta no tratamento de obesidade; exercícios físicos e perda de peso; e remédios para emagrecer, além de informações sobre cirurgia bariátrica e metabólica, e balão intragástrico.

No período da tarde será explicada a importância do acompanhamento psicológico do paciente, e tratadas questões como ansiedade e depressão. Os profissionais também abordarão tratamentos, clínico e cirúrgico, oferecidos pelo SUS. Ao final das apresentações ocorrerão mesas redondas para discussão sobre os temas abordados, e dadas respostas às perguntas da audiência. Ao final do evento serão exibidos depoimentos de pessoas que, de forma real, lidam com o problema. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.diainternacionaldaobesidade.com .

Coordenadores da ONG

O Instituto Obesidade Brasil tem como coordenadores os seguintes profissionais:

Psicóloga Andrea Levy

Psicóloga Clínica e bariátrica, especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares pelo HC-FMUSP, com mais de 20 anos de atuação em clínica de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, autora do livro “Cirurgia Bariátrica: manual de instruções para pacientes e familiares”. Ela atua como coordenadora da ONG.

Nutróloga Andrea Pereira

Doutora pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, com pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Médica Nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein; membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional, e Presidente e co-fundadora da ONG Obesidade Brasil

Cirurgião Bariátrico Carlos Schiavon

Médico Especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutor Cirurgião pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo, SP; Especialista em Cirurgia Bariátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; Investigador principal do Trial GATEWAY – Gastric Bypass to Treat Obese Patients With Steady Hypertension.

Com informações da Assessoria de Comunicação



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário