Sobe para 58 o número de casos de COVID-19 em Sergipe
17/04/2020
A sexta-feira, 17 de abril, foi encerrada em Sergipe com o registro, pela secretaria estadual da Saúde, de mais cinco casos do novo coronavírus. Dentre eles, uma criança do sexo feminino com seis anos de idade e uma profissional da área de saúde, com 29 anos de idade, ambas residentes na capital, Aracaju, e que estão cumprindo isolamento domiciliar. Com os novos registros, sobe para 58 o número total de pessoas que, confirmadamente, ainda estão ou tiveram COVID-19. O Estado é o segundo do País com a menor quantidade de pessoas que desevolveram a doença. Em primeiro lugar, segundo os levantamentos do Ministério da Saúde, está Tocantins, com 31.
Vinte e sete pacientes infectados ainda estão internados, cindo deles em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais públicos e particulares. O número de pessoas mortas, naturais ou residentes no Estado permanece inalterado até o momento: quatro. Desde o surgimento da doença foram realizados em Sergipe 931 testes e 879 estavam negativados. Trinta e uma pessoas receberam alta médica.
Até o momento, a presença da COVID-19 foi confirmada em 15% dos municípios sergipanos, mais precisamente em: Aracaju, que por ser a capital acaba concentrando a maior parte dos números (44 casos), Propriá (02), Pacatuba (02), Nossa Senhora da Glória (02), Itabaianinha (02), Nossa Senhora do Socorro (01), São Cristóvão (01), Lagarto (01) , Capela (01), Itabaiana (01) e Simão Dias (01).
MAIS NÚMEROS?
A partir da próxima semana os números de casos confirmados tanto em Aracaju, quanto no Estado como um todo, podem subir consideravelmente, pois, desde a última quarta-feira, 15 de abril, o governo de Sergipe iniciou a distribuição de 5.500 testes rápidos para detecção da COVID-19 nas secretarias municipais da Saúde dos 75 municípios. Em princípio, os testes deverão ser aplicados nos profissionais que atuam na área da Saúde, atendendo a determinação do Ministério. Lembrando que este tipo de teste não é para ser aplicado em pessoas sintomáticas, nestes casos o indicado é o exame PCR.
Para agilizar o tempo-resposta do diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) aumentou a capacidade de armazenamento de amostras para os testes específicos de Covid-19. O Lacen processava e analisava 24 amostras de teste de carga genética viral, capacidade que foi ampliada para 96 a cada três horas, como informou o superintendente da unidade, Cliomar Alves dos Santos.
A Secretaria de Estado da Saúde espera, ainda, receber até o final deste mês de abril os 34 mil testes adquiridos fora do país, e que deverão ser aplicados em outros grupos prioritários, a exemplo dos profissionais da Segurança Pública.
Já em Aracaju, os testes rápidos começarão a ser feitos a partir da próxima semana, trabalho que contará com o auxílio de professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A intenção é desenhar um mapa epidemiológico da COVID-19 na capital para subsidiar a prefeitura na montagem de novas estratégias para combate e prevenção da infecção por coronavírus e, até mesmo, nas decisões referentes quanto ao afrouxamento ou não, dos decretos que estão impondo regras de isolamento e distanciamento social na cidade, como informou o prefeito Edvaldo Nogueira, em coletiva de imprensa realizada no final da manhã da sexta-feira (17).
Ele aproveitou a oportunidade para solicitar à população que fique em casa e só saia em caso de real necessidade e, mesmo assim, cumprindo as determinações dos órgãos de Saúde, como por exemplo, mantendo uma distância mínima das outras pessoas e evitando aglomerações. “O sucesso que estamos tendo de poucos casos é reflexo do trabalho que estamos fazendo, mas, essa estabilidade não significa que não teremos uma explosão de casos”, alertou o gestor.