Atlantica Hospitality International discute o futuro do turismo

18/03/2022


Na última quinta-feira (16), a Atlantica Hospitality International, operadora de hospitalidade multimarcas com mais de 165 empreendimentos em todo o país, recebeu representantes dos maiores grupos hoteleiros internacionais que administra no Brasil, para uma conversa sobre as principais tendências do turismo neste momento de recuperação pós-pandemia.

O encontro aconteceu durante a anual Convenção Atlantica, que nesta 23ª edição trouxe como tema o “Movimento ON”, em referência à digitalização do mercado de hotelaria. Os presentes discutiram as principais mudanças na gestão hoteleira, os novos modelos de negócios e a transformação no perfil do consumidor.

O primeiro ponto em pauta foi a continuidade ou descontinuidade dos efeitos da pandemia nos padrões hoteleiros, como arrumação sob demanda, diárias sem café da manhã e conceito de grab and go. Houve consenso sobre a aceleração do uso da tecnologia nos hotéis para oferecer facilidades aos hóspedes, atestando a necessidade do check-in digital, do acesso aos quartos por meio do smartphone, interação com a recepção realizada por mensagens de texto e uso de QR Codes em substituição à tradicional papelaria.

Recursos humanos qualificados

Outro importante tópico abordado foi a fuga de mão de obra no mercado hoteleiro, que vem acontecendo em todo o mundo. Uma das alternativas mencionadas foi a aproximação com as entidades de ensino para o oferecimento de empregos aos estudantes do setor, além da necessária reflexão sobre os planos de carreira da hotelaria, para que sigam sendo atrativos.

Também foi mencionado que o mercado de viagens a negócios, que antes da pandemia era responsável por 70% da receita do setor, já começa a demonstrar claros sinais de recuperação. Eventos presenciais estão fazendo com que, em algumas regiões, alguns grupos hoteleiros já estejam sem datas disponíveis até 2023.

Neste cenário, a tendência do “bleisure” (união de business com leisure - lazer) parece ganhar força com menos viagens, mas com maior tempo de permanência. O hóspede bleisure chega ao destino a negócios, mas torna a viagem mais duradoura, aproveitando o deslocamento para estender a permanência para aproveitar um tempo de lazer, podendo, inclusive, levar a família junto.

Por ficar mais tempo no destino, esse hóspede possui novas demandas, procurando por uma hospedagem com espaço mais apropriado para trabalhar (móveis adequados e internet de qualidade), variedade em A&B (restaurantes com opções para todas as refeições) e estrutura mais completa (que favoreça o bem-estar, com piscina e fitness center, por exemplo). No fim, concluiu-se que os aprendizados da pandemia precisam ser levados em consideração, e que os hóspedes estão com expectativas cada vez mais altas.

Assim, as operadoras hoteleiras precisarão levar adiante projetos de inovação, melhorias de produto e formação de equipes de excelência a fim de atenderem essas novas expectativas, já que esse público tende a ser muito mais seletivo. 

Atlantica Hospitality International

Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, é a maior administradora hoteleira multimarcas da América Latina. Conta com um portfólio com mais de 165 empreendimentos que agregam a oferta de mais de 27 mil quartos, em mais de 60 cidades no Brasil. Possui mais de três mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade.

A Atlantica Hospitality International detém alianças exclusivas com quatro das maiores redes hoteleiras do mundo: Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion); Radisson Hotel Group (bandeiras Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson); Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore).

Também conta com as marcas próprias Go Inn, eSuites, Transamérica Fit, Classic, Executive, Prestige, Prime e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã.

Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a empresa avança no segmento de residenciais com serviços. São quatro categorias de Studios (m/ode, e/joy, u/rbit e e/pic), todos localizados em regiões estratégicas e equipados com minicozinha. Os prédios contam com lavanderia compartilhada e ponto de conveniência, e oferecem serviços pay- per-use, como limpeza e delivery, que podem ser solicitados pelo aplicativo que funciona como central de atendimento 24 horas.



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