MTUR abre credenciamento para agências de viagens receberem turistas chineses

04/11/2019


O Ministério do Turismo divulgou na última sexta-feira, dia 1° de novembro, chamada pública para o credenciamento de agências de viagens interessadas em recepcionar turistas chineses no País. O processo de seleção é uma exigência do governo chinês para que as empresas brasileiras tenham autorização para receber turistas do país asiático. As inscrições começam nesta terça-feira, dia 05 de novembro, e podem ser feitas até o dia 13 de dezembro.

 

Para concorrer ao processo, as agências deverão estar regularizadas junto ao Cadastro Nacional do MTur, que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (CadasTur). Entre as exigências para habilitação estão: a regularização junto ao Cadastur, a declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações e o aceite do Termo de Responsabilidade contido no edital. No Brasil, o Ministério do Turismo é o único órgão responsável por esta seleção e somente empresas autorizadas pelo órgão poderão atender a esses turistas. Somente no ano passado, 59 agências de turismo e receptivos foram habilitadas.

 

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a China tem se tornado um importante parceiro do Brasil no setor.  “O turista chinês é o que mais viaja pelo mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo. Diante disso, precisamos aprimorar os nossos serviços para despertar cada vez mais o interesse deles pelo destino Brasil, e essa chamada pública vem para isso, para tornar a experiência desses visitantes inesquecível”, enfatizou. Após a avaliação pelo Ministério do Turismo, o resultado será publicado no dia 20 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU) e no site www.turismo.gov.br (onde também estão informações sobre a chamada pública)

 

COOPERAÇÃO

Em setembro de 2017 a China firmou acordo com o Brasil para a facilitação de vistos. O acerto definiu como prazo de validade às autorizações de turismo cinco anos, permitindo múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias renováveis por até outros 90, a cada 12 meses. Antes do acordo, cujas regras começaram a valer no dia 1º de outubro do ano passado, o visto geralmente era aceito por três meses.

 

Já em maio de 2018 o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, acertaram parceria inédita para a estruturação de roteiros customizados para que fossem ampliadas a presença dos asiáticos no Brasil. O MTur atua junto a outros países da América Latina para aprimorar a experiência de chineses na região, a exemplo do trabalho conjunto com a Argentina, para a promoção das Cataratas do Iguaçu. (Por Victor Maciel, do MTur, com edição de Ivana Sant'Anna/MTur. Foto Embratur)



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