O que esperar do mercado hoteleiro em 2023?

15/12/2022


 

Dados do estudo “Hotelaria em Números 2022”, realizado pela JLL em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e a Resorts Brasil, mesmo com a grande sinalização de melhora demonstrada pelo setor e um relativo aumento da taxa de ocupação dos hotéis em 2022, a retomada total virá apenas em 2023. Este cenário ainda é consequência da pandemia do coronavírus.

Para o gestor comercial da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, Leandro Azevedo, em 2020 e 2021 a pandemia foi um susto para todo mundo. Como o Brasil não possui cultura de cuidados com a sanitização de ambientes, a exemplo dos países orientais, os hotéis tiveram bastante dificuldade para se adaptarem e criar uma estrutura para atender uma demanda que não tinham antes.

Diante disso, Azevedo acredita que a previsão do mercado para 2023 é que o setor hoteleiro volte à normalidade, com 65% a 70% de taxa de ocupação, ou seja, dentro do padrão normal antes da pandemia. “No próximo ano o setor precisa investir cada vez mais em uma gestão eficaz, evitar custos desnecessários e garantir a qualidade de serviço. Além disso, explorar novidades e fazer o hotel faturar mais”, explica.

Aliado a essas questões está a tecnologia, que deve ficar ainda mais em evidência em 2023. É importante realizar um bom investimento para ter um site forte na internet, incluindo redes sociais bem gerenciadas. Pois, quanto mais o empreendimento estiver sendo visto pelas pessoas, mais será notado para, consequentemente, ser o local escolhido para hospedagem. Avaliações positivas também ajudam bastante neste processo. 

Segundo Azevedo, outro fator essencial é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que passará a ter maior fiscalização no ano que vem. “É fundamental que os hotéis realizem o armazenamento de dados dos hóspedes de maneira segura, além de usar essas informações para promover o autoatendimento, obter documentos oficiais, fazer check in e check out automatizados e permitir que os hóspedes solicitem serviços. Temos que estar sempre atualizados e utilizar a tecnologia a nosso favor”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa



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