Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, será reaberto ao público

26/09/2021


O Copacabana Palace, hotel do grupo Belmond, anunciou neste mês de setembro que o clássico Teatro Copacabana Palace, considerado um dos grandes palcos do País, será reaberto ao público em novembro deste ano. O local, que recebeu artistas como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Tônia Carrero, Renata Sorrah e Marieta Severo, está fechado desde 1994, quando recebeu a peça Desejo, estrelada por Vera Fischer. A reabertura do Teatro marcará um novo capítulo na história cultural e artística do Rio de Janeiro. O primeiro espetáculo a estrear no local será "Copacabana Palace - O Musical".

A peça recriará momentos emblemáticos da história do hotel, fazendo com que a plateia seja transporte para a atmosfera do Copa e conheça algumas das personagens que já passaram por lá, ajudando a escrever e a cantar a história do hotel. A idealização e direção é de Gustavo Wabner e Sergio Módena, com texto das autoras e produtoras Ana Velloso e Vera Novello, e do jornalista e escritor Luis Erlanger. A produção executiva e artística é da Sábios Projetos.

"Estamos muito felizes em anunciar a reabertura deste, que é um verdadeiro patrimônio cultural da cidade, após um trabalho excepcional de toda a equipe envolvida na reforma do Teatro Copacabana Palace. Será um presente para as próximas gerações, e esperamos ansiosos para compartilhar momentos inesquecíveis com o público", comemora Ulisses Marreiros, Gerente Geral do Copacabana Palace.

72 ANOS DE HISTÓRIA

O Teatro Copacabana Palace foi inaugurado em 1949 com a peça “A Mulher do Próximo”, de Abílio Pereira de Almeida. Em 1953 um incêndio de grandes proporções o atingiu. O espaço foi recuperado e reinaugurado em 1954 com a peça "Diálogos das Carmelitas". Em 1994 o teatro fechou as portas e, em 2018, iniciaram os preparativos e obras do novo projeto de revitalização do icônico local.

Desde a abertura, já passaram pelo palco do Teatro do Copacabana renomadas companhias teatrais nacionais, dentre elas a de Abílio Pereira de Almeida, Cia. Fernando de Barros. Também passaram a Cia. Os Artistas Unidos, Cia Dramática Nacional, Teatro Brasileiro de Comédia, Cia. Maria Della Costa, e Teatro dos Sete. Além disso, consagrados artistas brasileiros já atuaram no Teatro Copacabana Palace, como Cacilda Becker, Cleyde Yáconis, Henriette Morineau, Procópio Ferreira, Susana Vieira, Bibi Ferreira, Marília Pêra, Jorge Dória e Vera Holtz.

O novo teatro terá capacidade para 332 lugares, sendo 238 na plateia e 70 no balcão, além de 18 assentos distribuídos entre quatro frisas e seis camarotes. A acessibilidade e a mobilidade estão contempladas no projeto com poltronas para pessoas obesas, pessoas com mobilidade reduzida e espaços destinados a cadeirantes. A acessibilidade estende-se ao palco (por meio de elevador) e aos camarins.

Com projeto do renomado arquiteto Ivan Rezende, a revitalização do Teatro Copacabana Palace contempla em seus elementos decorativos testemunhos da história do hotel, em impressionante harmonia de formas, cores, texturas e detalhes, em perfeito sincronismo com a atmosfera do Copacabana Palace. "A sensação é de que o teatro, além de rejuvenescido em suas áreas históricas, tombadas pelo patrimônio histórico, ganhou em grandeza com as novas perspectivas arquitetônicas", complementa o Ivan.

O diretor de Engenharia da Divisão da América do Sul da Belmond, e coordenador Geral do Projeto de renovação do Teatro Copacabana Palace, Paulo André Pozzobon, afirma que o local recebeu uma obra grandiosa que contou, do início ao fim, com o importante apoio do Patrimônio Histórico - IRPH, INEPAC e IPHAN - para que a nova estrutura acompanhasse o restante da arquitetura do hotel. “Mantivemos o estilo clássico e elegante do Copa, mas com toda a tecnologia e modernidade de 2021", frisou Paulo André Pozzobon.

O gerenciamento do projeto de renovação do espaço foi da arquiteta Taissa Thiry, envolveu 18 disciplinas específicas e respectivos consultores, e contou com a dedicação de mais de 600 profissionais oriundos de diversos Estados. A inauguração, que está prevista para o mês de novembro, será realizada de acordo com os protocolos sanitários vigentes em virtude da Covid-19, uma vez que o Copacabana Palace já adota sério protocolo de prevenção e combate à doença, e segue atento às regras exigidas pelas autoridades com relação ao combate à pandemia.

GRUPO BELMOND

Pioneira em turismo de luxo há mais de 45 anos, a Belmond vem construindo ao longo desse tempo uma paixão por viagens autênticas, através de um portfólio único de experiências exclusivas em alguns dos destinos mais inspiradores do mundo. Desde a aquisição do icônico Hotel Cipriani, em Veneza, em 1976, a Belmond continua a perpetuar a lendária arte de viajar, levando os viajantes mais exigentes em jornadas de tirar o fôlego.

O portfólio é composto por 46 propriedades exuberantes, localizadas em 24 países. Fazem parte o ilustre trem Venice Simplon-Orient-Express; retiros em praias remotas como o Cap Juluca, em Anguilla; refúgios italianos como o Splendido em Portofino; ou incomparáveis portas de entrada para maravilhas da natureza, como o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil.

De trens a barcos, de safaris a hotéis, cada propriedade oferece experiência única e uma história própria para contar. A essência da marca Belmond está na herança e habilidade em proporcionar serviço genuíno e autêntico. A Belmond vê-se como guardiã do patrimônio atemporal, dedicada a preservar os ativos por meio de planos de restauração sensíveis e contínuos. A Belmond faz parte do grupo de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, líder mundial.

 

Fonte: com informações e fotos da Assessoria de Imprensa



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário