Covid-19 desfalca a cultura nordestina: morre Genival Lacerda

07/01/2021


O americanizado Genival Lacerda, que pediu um caldinho de mocotó à Severina Xique-xique porque era um veio carente que queria ficar igual ao rambo do sertão, para poder pegar a filha de seu Mané Bento e dar um lambe-lambe nela durante o forró do cabra zoró, que acontecia ao som do radinho de pilha, mesmo com medo de fazer um galeguinho do zoi azu, infelizmente deixou os brasileiros menos alegres na manhã desta quinta-feira, dia 7 de janeiro. Genival Lacerda, que tinha 89 anos de idade, faleceu por complicações causadas pela Covid-19.

Ele estava internado desde o dia 30 de novembro de 2019 no Hospital da Unimed, em Recife. Natural de Campina Grande, na Paraíba, Genival Lacerda foi um dos grandes nomes do forró brasileiro. Dono de vasta discografia repleta de letras irreverentes, duplo sentido e que botavam todos para dançar, muitas vezes imitando a dancinha que ele fazia, com uma das mãos em cima da barriguinha saliente. A cidade natal do artista, onde ele era atração garantida durante os festejos juninos promovidos pela prefeitura, está em luto oficial por três dias. O corpo do cantor será levado no início da tarde desta quinta-feira para Campina Grande, onde será sepultado ao lado dos restos mortais da mãe, Severina Lacerda.

Cantor e compositor, antes de ganhar fama nos palcos brasileiros Lacerda trabalhou como radialista em Campina Grande. A vida artística foi iniciada em 1953, em Recife. O primeiro disco foi gravado em 1956 e, desde então, passou a acumular sucessos, tornando-se um dos ícones da cultura nordestina. Em 1964 mudou-se para o Rio de Janeiro, o que deu ao paraibano ainda muito mais condições de se tornar conhecido dos brasileiros. A consagração nacional chegou por meio do hit Severina Xique-xique, em 1975. Na década de 1990 ele voltou a morar em Recife, de onde tornou-se realmente cidadão em 2016, ao receber da Câmara de Vereadores o título de cidadania.

Na redes sociais, diversas declarações de pesar foram prestadas para o artista. O apresentador Serginho Groisman escreveu: “fica em paz querido Genival Lacerda. Teu legado é a alegria”; “Genival Lacerda é mais uma vítima da Covid-19. Que dó. Suas canções, animadíssimas e sempre com duplo sentido, embalavam minhas festas juninas. Honrou Campina Grande (PB).”, escreveu a jornalista da Globo News, Flávia Oliveira. O cantor e compositor Chico César disse que “muito me entristece a perda de Genival Lacerda para a Covid-19. E também me faz refletir sobre como devemos amar feroz e incondicionalmente nossos entes queridos e nossos ídolos, essas preciosidades. Mesmo que sejamos diferentes. Com Genival só tive alegrias”.

O ator e comediante Hélio de La Peña despediu-se com um “vá em paz. Genival Lacerda, a voz da irreverência, do deboche, do bom humor na cultura popular brasileira”. A rainha do axé, Daniela Mercury, afirmou que “a música de Genival Lacerda era pura alegria. Queria agradecer por cada sorriso. Sinto muitíssimo que ele vá embora assim. Um abraço carinhoso para a família”. A cantora Lecy Brandão disse que o País perdeu mais um símbolo da cultura popular brasileira. “O grande Genival Lacerda se foi, vítima de uma pneumonia agravada pelo Covid-19. Ele sempre foi muito gentil comigo. Me trazia até queijo coalho quando eu morava no Hotel Jandaia. Descanse em paz!”.

Políticos, clubes de futebol e anônimos também prestaram homenagens a Lacerda nas redes sociais. Para todos os fãs, ele deixou um último presente: o lançamento de mais uma faixa do DVD “Minha estrada”, gravado no Teatro Boa Vista em agosto de 2019, obra que conta com a participação de artistas nordestinos e que começou a ser lançada em dezembro do ano passado. A primeira faixa tornou-se pública no dia 13 de dezembro, data do aniversário de Luiz Gonzaga. A programação é para que haja a publicação de uma nova faixa, nas plataformas digitais e redes sociais, a cada mês. A deste mês de janeiro acontecerá nesta sexta-feira, dia 8 de janeiro.

Para a geração mais nova, que não conhecia o estilo irreverente de Genival Lacerda, ou para quem era fã desse paraibano arretado e quer rever uma das várias apresentações do artista, basta clicar no link (que está no final desta matéria) para vê-lo cantando, junto com João Lacerda, na Live Oficial do São João de Campina Grande/PB, no dia 24 de junho de 2020  Show Genival Lacerda



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário