Áreas paradisíacas: SE tem Agência de Inteligência em Negócio Ambiental
28/09/2023
Sergipe passa a contar com o trabalho da primeira Agência de Conexão de Negócios Ambientais: a Terra Nova Eco Business, a mais nova empresa do Grupo GA Ambiental, liderado pela especialista em gestão ambiental e CEO do grupo, Gabriela Almeida. O empreendimento foi lançado na noite da última quarta-feira, 27, e é uma agência de plataformas inteligentes e interativas, que viabiliza soluções ambientais sustentáveis em áreas sergipanas sensíveis ou paradisíacas.
O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento do estado ao utilizar, de forma responsável, consciente e dentro do que é permitido pelas leis vigentes, áreas com valor econômico e potencial turístico, e que não estão sendo aproveitadas. A Terra Nova criará mecanismos para oportunizar construtoras, imobiliárias e investidores a transformarem os sonhos que possuem em projetos ecossustentáveis.
“Sou uma pessoa desenvolvimentista e por isso decidi abraçar o meu propósito de vida, que é o de ajudar no crescimento do meu estado através da geração de emprego e renda. Sim, cada vez que uma licença ambiental, e de operação, são concedidas, centenas de pessoas passam a ter emprego, salário e oportunidade de melhorar a qualidade de vida”, explica Gabriela Almeida.
Ela conta, ainda, que a Terra Nova Eco Business foi criada a partir dos apelos de muitos clientes e empresários, de dentro e de fora de Sergipe, que questionavam por que em estados vizinhos era possível usufruir de áreas paradisíacas, e em Sergipe não.
“Temos áreas belíssimas e que podem ser utilizadas, sem abrir mão da proteção ao meio ambiente, mas que por um entendimento equivocado estão sendo desperdiçadas nos quatro cantos de Sergipe. Áreas, inclusive, que uma hora ou outra serão ocupadas pelo homem de qualquer jeito, e sem oferecer nenhum tipo de retorno para o estado. Então, por que não fazermos isso da forma correta?”, questiona a CEO do grupo GA.
Recém-nascida, porém, robusta
De acordo com Humberto Paschke, diretor de negócios da Terra Nova, a empresa já começa grande e com a expertise de quase duas décadas de atuação de Gabriela Almeida em licenciamento ambiental. Ele conta que no banco de dados já estão cadastradas oito áreas urbanas e rurais com potencial para a implantação de empreendimentos sustentáveis e/ou agroflorestais. As áreas estão na Caueira e Saco, em Itaporanga D’Ajuda; e nos municípios de Estância, Santa Luzia do Itanhy e Itabaiana.
“Tem muita coisa boa em andamento, muito projeto lindo, em áreas que ninguém imaginaria ser possível, e cujo empreendimento se tornará ainda mais mágico, encantador, justamente pelas características natas do local. Nosso trabalho é ajudar na ocupação das áreas paradisíacas sem causar impacto negativo ao meio ambiente, e quando necessário, promovendo as devidas compensações”, conta Humberto Paschke.
Plataforma inteligente
A Terra Nova é composta por ferramentas estratégicas que ajudarão os envolvidos a encontrarem as melhores soluções para a área que será desenvolvida. Compõem a plataforma inteligente da empresa cinco bancos de dados: GA Paradise; GA Invest: GA Green; GA Design e GA Promotion.
Juntos, eles dão o suporte necessário do início ao final do processo, indo desde a escolha da área a ser trabalhada, dos investidores, dos espaços verdes com potencial para crédito de carbono e reserva legal, e dos projetos arquitetônicos feitos por renomados arquitetos do país, até a promoção e captação de investidores nacionais ou internacionais. Também faz parte da Terra Nova o Fundo de Investimento GA Invest, autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para aplicação em títulos e valores imobiliários.
Para o diretor técnico e sócio da Maqfiltros, Renan Menicucci, a Terra Nova chega para viabilizar oportunidades em Sergipe, preocupada com todos os pontos do processo, a exemplo do tratamento de águas e efluentes. “Somos parceiros dessa iniciativa. Com o nosso Know-how em saneamento ajudaremos na implantação dessas áreas, sem agredir o meio ambiente”, garantiu Menicucci.
O ex-presidente do CRECI-SE e atual presidente do Sindimóveis/SE, Sérgio Sobral, classifica como brilhante a criação da Terra Nova e destaca o ineditismo da iniciativa, que segundo ele une, em um mesmo local, investidores nacionais e internacionais, áreas lindas de todos os portes, e resolução das questões ambientais e jurídicas.
“Esse é um projeto sensacional e que trará investidores de todo o mundo para cá. O Nordeste é a bola de vez, e Sergipe não pode ficar de fora, porque aqui temos rios lindos, um litoral maravilhoso e dezenas de ilhas não aproveitadas. Acredito que com esse trabalho da Terra Nova, da Gabriela Almeida, o mercado imobiliário sergipano ganhará outra dimensão”, declara Sobral.
Já o Engenheiro Civil e empresário Aroldo Franca afirma que a Terra Nova é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e, consequentemente, social do estado de Sergipe, pois dará funcionalidade, desenvolvimento a áreas que estão improdutivas.
“Quando uma área é licenciada, e utilizada devidamente, ela gera desenvolvimento econômico através de empregos, do pagamento de impostos, e impacta positivamente no crescimento do estado. O dia de hoje ficará marcado como a data em que o crescimento de Sergipe será ainda mais impulsionado. Sou entusiasta e parceiro da iniciativa”, enfatizou Aroldo Franca.