Automóvel: quais itens devem passar por revisão antes da viagem?

18/03/2019


As férias escolares já acabaram, o carnaval passou e é bem verdade que nem todo mundo pegou estrada e viajou para aproveitar esses dois períodos. Porém, daqui a pouco vai ter forró em tudo que é canto de Sergipe e também estados vizinhos, ou seja, a possibilidade de uma viagem volta ao cenário, por isso, estar com o carro revisado e em boas condições de rodar vários quilômetros sem qualquer tipo de problema volta a ser uma necessidade. Na verdade, condutor prevenido não espera eventos especiais para dar aquela conferida no veículo. O ideal é estar atento, agir preventivamente e ouvir o que o automóvel “te diz”.

O ideal é estar com as revisões em dia, sejam elas feitas pela concessionária, oficina ou centro automotivo especializado nos serviços que compõem o check list básico. Mas, quais seriam os itens em questão? É isto o que você vai saber agora! As informações foram passadas pelos profissionais do Centro Automotivo Ferreira Costa, localizado em Aracaju, capital sergipana, que, inclusive, funciona aos domingos. “Dê preferência a oficinas que contam com profissionais gabaritados, produtos de qualidade e serviço garantido. A revisão do veículo é importante para evitar dores de cabeça durante o passeio”, comentou Regiane Santos, supervisora do Centro Automotivo Ferreira Costa.

OS PNEUS

Além de verificar o alinhamento do veículo e o balanceamento das rodas é preciso prestar atenção ao TWI (Tread Wear Indicator), que é o indicador de desgaste do pneu. Observe as elevações de borracha presentes no sulco. Elas não devem ser menores que 1,6 milímetros de altura. Pneus com sulcos abaixo deste limite oferecem riscos de segurança e podem gerar multa, e registro de infração na carteira de habilitação do condutor. 

O estepe e o kit ‘macaco, chave de rodas, triângulo’ também devem estar em ordem. Antes de viajar é preciso lembrar de checar a pressão dos pneus – inclusive a do estepe. O ideal é considerar a quantidade de passageiros e bagagem que serão levados no carro e calibrar os pneus de acordo com a pressão exigida pelo fabricante.

ÓLEO, FLUIDO E FILTROS

Os níveis do óleo do motor e sua validade, assim como fluidos e filtros precisam de muita atenção. É ideal sempre colocar o produto determinado no manual do proprietário e observando as especificações indicadas: mineral, sintético ou semissintético, e as siglas das embalagens que indicam os testes de viscosidade e desempenho. Caso o prazo de troca dos fluidos e filtros esteja próximo é melhor efetuá-la antes de viajar.

ATENÇÃO AOS FREIOS

O processo de frenagem inicia no momento em que o motorista pisa no pedal. Com a pressão, o fluido preenche a linha hidráulica ativando discos e pastilhas de freio, e o carro vai diminuindo a velocidade até parar. Por isso, é primordial verificar o estado das pastilhas e o nível, e as condições do fluido de freio, pois, qualquer falha no sistema de frenagem pode causar acidentes graves.

CORREIA DENTADA

É um item que não apresenta sintoma de problema, porém, quando o motorista menos espera ela dá sinal de que não funciona mais. Geralmente o prazo de validade da correia dentada é de três anos ou 50 mil quilômetros. Caso o seu carro esteja dentro desses limites troque a correia para evitar dores de cabeça na estrada.

A PARTE ELÉTRICA

Faróis, lanternas, piscas e pisca-alerta devem estar funcionando perfeitamente. Defeito no sistema de iluminação, sinalização ou lâmpadas queimadas gera multa e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. Geralmente o defeito é simples e pode ser resolvido com uma simples troca de lâmpadas.

BATERIA

Para não ser pego de surpresa com problemas na bateria é necessário estar atento ao momento certo de trocá-la.  Caso o carro demore a ligar, os polos estejam oxidados, as luzes apresentem pouca intensidade, a trave elétrica abra sozinha e a bateria apresente baixa voltagem, essa é hora de trocar o item.

VISÃO NÍTIDA

Para enxergar bem a estrada em qualquer hora ou circunstância é preciso ter cuidado com o funcionamento de limpadores, desembaçadores e palhetas. Uma dica é limpar bem os vidros para facilitar o escoamento da água em caso de chuva, e não esquecer de colocar água no reservatório de limpeza, pois durante a viagem, limpar o para-brisa é importante. (Fonte: Assessoria de Comunicação. Fotos de Victor Caldas)



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário