Chega aqui “mos fios”!

12/12/2023


Por Andréa Moura

Prometi ser mais presente. Falhei com louvor. Mas pretendo me redimir, viu.

Mas esta semana tem mais uma edição do Chega Aqui. Boa leitura!

Então é natal - Todo final de ano é a mesma coisa no mundo da Internet: vários textões sobre amor, paz, compreensão, amizade, e sobre a importância do amor-próprio e ao próximo. E que bom que esses temas são abordados, mas que pena que sejam exaltados, por muitos, apenas no final do ano. Parece até que as pessoas confundem espírito natalino com espírito de hipocrisia. #prontofalei!

Então é natal 1 - E não, por favor, não me entendam mal. Não pensem que esta afirmação é de uma pessoa rancorosa, de uma discípula do Grinch, porque seria muita injustiça pensar isso (risos, porém, verdadeiros). Esse pensamento é, somente, de uma pessoa que acredita que esses sentimentos deveriam estar presentes e serem perceptíveis em todos os momentos, em todos os meses do ano. É de alguém que entende que, quem é, não faz questão de mostrar, de postar em redes sociais dizendo que é foda, que tem sororidade, que é descontruído(da), de alardear as boas características que possui, até porque, serão as atitudes desses seres abençoados que “falarão” por eles. Ou seja, quem é, É, e ponto final!

Machismo não é só contra pobres – Esses dias Sergipe ficou estarrecido com um texto que não tinha a intenção de ser machista, segundo o autor; que não tinha a intenção de desqualificar uma mulher com um puta currículo e que é secretária de estado, somente por ela estar gestante, também segundo o autor; que foi escrito por um homem temente a Deus e pai de mulheres, que foi mal interpretado e vítima da política do cancelamento, ainda de acordo com o autor.

Machismo não é só contra pobres 1 – Embora o machismo não seja só contra mulheres pobres, e na maioria das vezes, residentes em áreas periféricas da cidade, ele é muito mais cruel e destruidor de vidas e reputações com estas, mais facilmente invisibilizadas pelo sistema, e amordaçadas diante de uma sociedade ainda patriarcal, e que tem registrado cada vez mais casos de violência contra as mulheres.

Sonho de princesa – O sonho de princesa desta cidadã que vos escreve é ver todo o atual asfalto da rua Laranjeiras ser trocado pela prefeitura da cidade, porque Jesus amado, todas as vezes que é preciso trafegar por essa rua a sensação é de que estou participando de um rally. Tomara que o prefeito tenha esse olhar para uma via tão importante da região central da cidade, e autorize a realização do bom trabalho que foi feito em outras vias urbanas.

A internet parou – Eita que a Globo vai provocar a queda de muitas redes sociais brasileiras na noite desta segunda-feira, tudo por causa do big beijo de Ramiro e Kevinho na novela das 21h. Duvido ir dar uma volta no insta, por exemplo, e não encontrar 500 perfis, no mínimo, falando sobre a cena, e mais, postando o vídeo. E a Internet deverá parar tanto pelas comemorações dos noveleiros de  plantão que torciam por isso, e que defendem a homoafetividade, quanto pelas reclamações da ala conservadora brasileira, defensora da moral, dos bons costumes e da dita heteronormatividade.

Foto - Reprodução TV Globo

Viva Sergipe – Os nossos parabéns vão para o Sebrae Sergipe, que está com um evento belíssimo voltado para o turismo e a Sergipanidade, o Viva Sergipe. A superintendente do órgão, Priscila Felizola, acertou em cheio não apenas na concepção do projeto, mas também, por escolher o arquiteto e urbanista Ézio Déda para ser o curador do evento. Não sei já disse alguma vez, mas eu tenho certeza de que Ézio sofre da síndrome do Toque de Midas, que eu nem sei se existe, mas se não existir, acabei de decretar, rs, porque é inegável que onde ele põe a mão, é sinônimo de sucesso.

E por falar em Ézio “Midas” Déda – Quem for ao Centro de Convenções para ver o Viva Sergipe, aproveite para visitar o vagão de trem que ele transformou em moradia. Um luxo, um deslumbre, um escândalo de beleza, sofisticação, bom-gosto e aproveitamento de ambientes. Sim, nós “pagamos pau” para pessoas inteligentes, agora imagina para inteligentíssimas como Ézio Déda?

Foto: Perfil de Ézio Déda no Instagram

De Sergipe para todo o Brasil – E tem grupo empresarial sergipano dando passos cada vez mais largos em direção ao mercado nacional. Estamos falando do Grupo GA Ambiental, capitaneado por Gabriela Almeida. Este ano, o grupo abriu filial em Manaus, deu início às tratativas para abrir mais uma unidade fora do estado, desta vez em Brasília, e agora em dezembro foi recebida por gestores da gigante transnacional chinesa, BYD, com quem deve firmar parceria. Gabriela Almeida é uma das referências nacionais quando o assunto é licenciamento ambiental, especialmente de áreas consideradas paradisíacas ou sensíveis. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!

Foto - Arquivo pessoal de Gabriela Almeida

Conselhinho para a semana – “Se o inimigo é forte, e eu sou fraco, retiro temporariamente e não ataco. Isso no caso de as qualidades e a coragem dos generais e das tropas serem as mesmas. Porém, se eu estiver organizado e o inimigo em desordem, se eu estiver atento e o inimigo descuidado, nesses casos poderei dar-lhe batalha”. Trecho retirado do livro “A arte da guerra”, de Sun Tzu.



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário