Chegue aqui!

02/10/2023


Por Andréa Moura

Quase nunca sou passageira ao andar de carro, estou sempre ao volante, e isso não me permite olhar com calma e mais cuidado para Aracaju. Este final de semana, sentada no banco do passageiro enquanto voltava da praia, pude abrir a visão, e enxergar com mais clareza, as belezas da minha cidade que eu sei que existem, que eu já havia enxergado em momentos anteriores, mas que por força do cotidiano, apenas as vejo. E sim, ver é diferente de enxergar.

Como “caroneira” pude enxergar locais, empresas, peculiaridades da cidade e, principalmente, a beleza que a simplicidade aracajuana exala e que está na limpeza das ruas, na beleza do rio Sergipe margeando a avenida Ivo do Prado, na beleza da Barra dos Coqueiros vista do lado de cá, da Ponte do Imperador reformada, dos barcos de pesca ancorados nas proximidades do prédio ainda inutilizado do terminal pesqueiro da cidade… 

Também vi coisas que precisam melhorar, como a falta de esmero com uma região que poderia ser mais bem valorizada com a retirada do mato que teima em vingar entre um canal e um grande empreendimento de compras da zona Norte. Poderiam fazer um pequeno calçadão, a exemplo do  como fizeram na Coroa do Meio e que deu um ar de elegância e visual bonito para os futuros moradores dos prédios recém-construídos e com vista para o mar. Mas dessa vez eu preferi ater meu olhar apenas para o belo, e que bom que fiz isso.

E você, qual foi a última vez que enxergou algo pela primeira vez?

Ainda sobre diferenças - Dentro da mesma pegada sobre ver e enxergar, você tem escutado quem está falando com você, ou apenas ouvindo? Sabia que não escutar atentamente uma pessoa pode causar nela um trauma, pois poderá ter a ideia de que é pouco ou nada interessante, ou de que o que ela fala não acrescenta em nada ao relacionamento, seja ele de amizade, trabalho ou na via a dois? 

Ainda sobre diferenças II - Outra coisa, quem escuta, o faz com os olhos também! Quantas vezes você tem olhado para quem fala contigo? Ou você tem ficado de costas, ou olhando para qualquer outro lugar que não os olhos de quem fala com você e para você? Escuta é uma forma de empatia. Você tem sido empático com quem tenta se comunicar com você?

O mestre do encantamento - E por falar em beleza, quando o assunto é proporcionar imagens memoráveis por causa da beleza das obras que realiza, o título de mago vai para o arquiteto e urbanista Ézio Déda. Graças à genialidade que possui, elevou a categoria dos estandes de Sergipe a outro nível e fez o estado brilhar nas duas últimas participações em feiras do setor.

Perguntar não é ofensa - E por falar em turismo, quando será que a prefeitura de Aracaju divulgará as atrações do réveillon da cidade? Sim, creio que haverá festa da virada este ano de novo, não é mesmo? Mas, pelo jeito, a festa será apenas para o público interno, pois já estamos em outubro, e nada de anunciar as atrações. Aliás, a PMA perdeu dois importantes momentos de trazer gente de fora para o final de ano na cidade: as feiras de turismo de Ribeirão Preto/SP e da ABAV, no Rio de Janeiro. 

Perguntar não é ofensa II - Certo está Fabiano Oliveira, que anunciou o “Precas” ainda no primeiro semestre, mais precisamente, no dia 19 de maio, e deu tempo para que hotéis, operadoras de turismo a agências de viagens pudessem organizar pacotes para atrair turistas. Não custa lembrar que camarão que dorme a onda leva…

Mudou, e muito! - Alguém saberia me explicar quando foi que a eleição para o cargo de conselheiro tutelar passou a ter essa disputa com cara de político-partidária? Permita o meu bom Deus que os candidatos eleitos atuem com sabedoria, honradez e ética, fazendo valer o que realmente preceitua o ECA. Bom trabalho aos eleitos!

Serviço de bordo - Bons tempos aqueles em que o serviço de bordo das companhias aéreas não deixava os desavisados com a barriga roncando (ahahahaha). Hoje, voos com duas horas de duração tá servindo pacotinho com 10 gramas de chips de batata doce e um copo de refri. Será que é um pacto para a saúde e equilíbrio alimentar dos passageiros? Sim, não é uma pergunta séria, é apenas ironia, mesmo ;)

*Até a próxima segunda-feira com mais observações (ou será divagações?) de uma jornalista que ama comunicação, mas que tem aprendido o motivo, além do senso estético, é claro, de o ser humano ter dois olhos, dois ouvidos, e apenas uma boca. 



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário