Inicia dia 24/08 congresso em educação socioemocional
23/08/2021
Nos últimos meses, a população mundial foi imersa em um turbilhão de sentimentos com as mudanças trazidas pela pandemia e, a todo instante é envolvida em situações que podem, ao mesmo tempo, ensinar e colocar em contato com diferentes emoções. Seja na sala de aula, no trabalho, em casa ou até mesmo em uma troca no ambiente virtual, as pessoas estão sempre disponíveis para novos aprendizados.
Pensando nessa relação, o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) realiza, a partir desta terça-feira, 24 de agosto, o 3º Congresso LIV Virtual: Sentir é Aprender. O evento se estende até o dia 25/08. Gratuito e aberto ao público, o evento traz importantes nomes do cenário nacional e internacional para conversar sobre aprendizados, sentimentos e emoções, e debater sobre paralelo entre aprender e sentir, apresentando as duas temáticas como indissociáveis e igualmente necessárias.
As inscrições podem ser feitas no site https://www.congressolivvirtual.com.br/ e a transmissão será realizada pelo canal do LIV no Youtube. Um dos grandes destaques desta edição acontece já no primeiro dia de evento, a partir das 17h: uma roda de conversa mediada pela jornalista e apresentadora Glória Maria, que contará com a participação de personalidades como a escritora Conceição Evaristo, o MC e escritor Emicida, a historiadora Lilia Schwarcz, a educadora Lília Melo e o psicólogo Lucas Veiga. Eles reunirão diferentes visões, profissões e experiências de vida para mostrar como o sentir e o aprender se conectam.
Logo após a roda, às 19h, ocorrerá uma entrevista exclusiva do psicanalista e escritor francês Charles Melman que, no auge dos 90 anos de vida, discorrerá sobre o tema "Do que nossos adolescentes sofrem?". Considerado um dos principais seguidores do trabalho de Jacques Lacan e Sigmund Freud, Melman foi escolhido pelo próprio Lacan para ser um dos dirigentes da École Freudienne de Paris. É, também, um dos fundadores da Associação Lacaniana Internacional e autor de diversas obras de referência para a psicanálise.
No dia seguinte, 25 de agosto, a partir das 15h, o público poderá acompanhar diversas palestras relacionadas à educação, considerando o papel da escola ao lidar com a saúde mental da comunidade educacional, como "A importância do acolhimento nesse retorno", "Como está a saúde mental do professor?", "Vulnerabilidade é potência", entre outras. Às 19h, finalizando o evento, o educador espanhol Jorge Larrosa falará sobre "Como a experiência nos afeta na educação".
Larrosa é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, doutor em Pedagogia e membro de conselhos de redação e comitês científicos de diversas revistas internacionais. Para Larrosa, a experiência na educação tem uma importante contribuição na formação e transformação do indivíduo, tanto pessoal como profissionalmente.
Segundo ele, um dos maiores problemas que a escola está enfrentando atualmente é a falta de interesse das crianças e jovens. Ele afirma estar cada vez mais difícil para os professores mostrarem a elas que o mundo é interessante. “Por isso temos que pensar em uma escola mais rica em experiências, em experiências de mundo, criando, assim, jovens mais atentos, mais conscientes, mais inteligentes e mais interessados. A escola não é mais uma máquina de produzir aprendizagem, apenas", explica Larrosa.
Considerado o maior evento sobre educação socioemocional da América Latina, o Congresso LIV já foi realizado em três edições presenciais e, durante a pandemia, inovou em duas edições no formato virtual: completamente gratuitas e com propostas abertas ao público. Nas duas edições de 2020 foram mais de 50 mil inscritos. Nomes importantes no cenário internacional e nacional como Daniel Goleman, Domenico de Masi, Edgar Morin, Howard Gardner, Paul Tough, Rosely Sayão, Christian Dunker e Alexandre Coimbra, além dos influenciadores Lázaro Ramos, Ingrid Guimarães e Bernardinho já participaram do evento.
Sobre o LIV - Laboratório Inteligência de Vida
O LIV é o programa que desenvolve o pilar socioemocional nas escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. Parte do grupo Eleva Educação, holding que possui a maior rede de escolas de educação básica no Brasil, o LIV engloba todos os anos da educação formal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Está presente em 500 instituições de ensino em todo o Brasil, alcançando mais de 190 mil alunos. O programa tem como base um conjunto de referências teóricas que reúne grandes especialistas da pedagogia, psicologia e neurociências, bem como de outras áreas do meio acadêmico. Ele permite às escolas promoverem essas habilidades entre os alunos de maneira intencional, em atividades com estruturas, feitas de acordo com a faixa etária de cada turma. Saiba mais em: https://www.inteligenciadevida.com.br
Assessoria de Comunicação