UFS está entre as melhores universidades do mundo

22/05/2023


Por Andréa Moura

Apesar de ter passado por graves difuculdades financeiras recentemente, causadas pelo corte orçamentário promovido pela gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) continua sendo a melhor Instituição de Ensino Superior de Sergipe (IES) e uma das melhores do País, como aponta o ranking mundial das universidades 2022-2023, da Center for World University Rankings (CWUR), que analisou 20.531 universidades de todo o mundo e listou as 2.000 melhores. O ranking foi divulgado há menos de uma semana.

Entre as IES nacionais a UFS integra o seleto grupo de  7,3% das melhores, e ocupa a 40ª posição, estando à frente de outras importantes instituições do país, como o ITA, o IMPA, as PUCs Rio e Paraná, e as universidades federais de Alagoas, do Pará, do Mato Grosso e da Rural de Pernambuco. Em comparação com o resultado 2021-2022 do ranking, a UFS subiu duas posições (estava em 42ª). A CWUR é uma organização de consultoria líder, sediada nos Emirados Árabes Unidos, que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultora para governos e universidades, com o objetivo de melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.

O ranqueamento das IES de todo o mundo foi iniciado em 2012, e avalia a qualidade da educação, a empregabilidade, a qualidade do corpo docente e pesquisa. De acordo com o Pró-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa da UFS, o professor Dr. Lucindo José Quintans Junior, estar entre as duas mil melhores universidades e Instituições de Ensino Superior do mundo, elencadas por tão prestigiado centro, como o CWUR, não é apenas motivo de orgulho e felicidade, é também a certeza de que a UFS está cumprindo magistralmente a missão que possui, de contribuir para a formação profissional, a prática da pesquisa e a consciência social atraves de uma gestão de excelência.

Prof. Dr. Lucindo Quintans - Foto Adilson Andrade/Ascom UFS

De acordo com o Prof. Dr. Lucindo Quintans, é notório que a UFS tem, recorrentemente, figurado em prestigiadas posições em diversos rankings globais, pelo menos na última década, com pesquisadores figurando nas listas dos mais influentes da América Latina e do mundo, dentre outros importantes feitos.

“Temos nos destacado entre as IES que mais depositam patentes no Brasil, e com contínuo destaque nacional e internacional pela qualidade na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão. Mesmo que catastróficos cortes de recursos na área da pesquisa, promovidos por consecutivos governos negacionistas, tenham causado uma queda nas posições das IES brasileiras na edição de 2023 do CWUR, a UFS tem se mantido entre as 40 melhores universidades do país”, ressalta o Pró-Reitor.

A importância de figurar em rankings globais

Ele avalia que a classificação em rankings internacionais desempenha um papel significativo na reputação e no prestígio de qualquer IES, e que ter destaque em rankings globais, como no CWUR, pode trazer uma série de benefícios, uma vez que classificações como esta não apenas aumentam a visibilidade e o reconhecimento internacional, mas também têm o potencial de atrair talentos, melhorar a captação de recursos, promover colaborações acadêmicas de alto nível e ampliar o reconhecimento da sociedade.

“Em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, a presença em rankings internacionais de universidades se tornou uma métrica relevante para avaliar a qualidade e o desempenho acadêmico, apesar das limitações que todos os rankings possuem. O da CWUR leva em consideração uma ampla gama de critérios, dentre eles a qualidade do ensino, a pesquisa científica e a reputação global. Portanto, estar bem posicionado na CWUR aumenta a atratividade de estudantes estrangeiros em busca de uma educação de qualidade, o que amplia a diversidade cultural e fortalece o intercâmbio acadêmico”, frisa o Dr. Lucindo Quintans.

Presente de aniversário

O resultado desse ranking internacional chega como um presente para a UFS, que no último dia 15 de maio completou 55 anos de existência, e recentemente mostrou toda a grandeza e reafirmou os valores que possui, de ser uma universidade pública, gratuita, inclusiva, plural, socialmente referenciada e com qualidade inconteste.

Essas características ficaram ainda mais evidentes ao sobreviver às políticas de negação, sucateamento e asfixia da educação pública promovidas pelo governo federal nos últimos anos, e ao ser referência pelo trabalho realizado em prol da sociedade durante a pandemia de Covid-19, a pior crise de saúde pública dos últimos 100 anos.

O Pró-Reitor da UFS faz questão de ressaltar que a classificação em rankings globais não é, e nem deve ser o único critério para avaliar a qualidade de uma universidade. Segundo ele, uma universidade de excelência deve ser avaliada por meio de uma análise abrangente e que considere, também, a ligação que a instituição possui com a população e com a região na qual está inserida, geograficamente falando.

“A UFS tem sido referência no Nordeste brasileiro como exemplo na pesquisa e pós-graduação, que estão em constante evolução. Na graduação buscamos formar os melhores quadros e atender as constantes e urgentes necessidades da sociedade. A nossa extensão tem derrubado os muros universitários e buscado ampliar o diálogo, promover mais cultura e arte, e interagir com as pessoas, pois são elas que motivam e alicerçam os pilares de uma universidade que deposita nos valores e bens imateriais de uma sociedade suas mais expressivas marcas”, finaliza o Dr. Lucindo Quintans.

Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS.



Comentários

Nenhum Resultado Encontrado!

Deixe um Comentário

Nome
E-mail
Comentário